16.8 C
Castelo Branco
Domingo, Maio 28, 2023
No menu items!
InícioRegionalAssociação Amato Lusitano assinalou Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra...

Associação Amato Lusitano assinalou Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra Mulheres

Com o intuito de assinalar o Dia Internacional pela a Eliminação da Violência
Contra as Mulheres, que é assinalado em todo o mundo a 25 de novembro de 2021, a Amato Lusitano – Associação de Desenvolvimento (AL-AD), através da Estrutura de Atendimento a Vítimas de Violência Doméstica (EAVVD) e do projeto Bem-me-Quer 4G, desenvolveu uma campanha de sensibilização, no sentido de alertar para a existência das várias formas de exercer violência.

Nem sempre numa relação abusiva a violência física está presente.

No entanto, tal não significa que o relacionamento não seja violento.

Tendo em conta o trabalho desenvolvido nos diferentes Concelhos em que a EAVVD presta os seus serviços descentralizados, podemos constatar a dificuldade que existe em que a própria vítima assuma a violência emocional e psicológica como um tipo de violência.

A verdade é que as brutalidades das palavras podem-se anunciar de diferentes formas, e por vezes não são tão explícitas quanto imaginamos.

Assim, com o intuito de sensibilizar para esta problemática, elaborou-se uma campanha que permitiu construir um tríptico em formato de telemóvel, em grandes dimensões, em que era possível visualizar a conversações entre duas pessoas onde esteve presente esta problemática (violência verbal e psicológica).

Castelo Branco

No dia 25 de novembro de 2021 – Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres, este tríptico esteve exposto nas Câmaras do município de Castelo Branco, Oleiros e Proença à Nova, bem como, no Fórum e no Alegro em Castelo Branco.

Quando reportamos a esta temática da violência doméstica, falamos de uma realidade muito concreta: de homens, mulheres, crianças e idosos cuja venerabilidade enquanto pessoa humana é posta em causa.

Falamos daqueles com quem nos cruzamos no dia a dia e que merecem e exigem, também, uma resposta pública.

Não se trata de um fenómeno recente nem transitório, mas este é um crime em que todos/as, os Portugueses, temos a nossa quota de responsabilidade na prevenção e combate a este fenómeno.

Reforçamos que os nossos serviços são gratuitos e confidenciais, podemos ajudar ao nível de informação jurídica, do apoio emocional/psicológico e apoio social.

Poderá encontra-nos na morada:

Rua da Fonte Nova, Nº 1
Quinta da Fonte Nova, R/C
6000 – 167 Castelo Branco
E através do e-mail: nav.cbranco.amatolusitano@gmail.com
Telef.: 272 321 332 | 961 948 967

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: