2.3 C
Castelo Branco
Domingo, Janeiro 23, 2022
No menu items!
InícioInternacionalDeputada Hortense Martins apela na União Interparlamentar ao reforço da partilha de...

Deputada Hortense Martins apela na União Interparlamentar ao reforço da partilha de vacinas contra a Covid-19

A deputada socialista Hortense Martins defendeu este domingo, na reunião da Assembleia Geral da União Interparlamentar (UIP), em Madrid, a necessidade de continuar os esforços de partilha das vacinas contra o Covid-19 melhorando o acesso às mesmas, e apontou o exemplo do contributo de Portugal para os países africanos de língua portuguesa e Timor Leste.

A vice-presidente do Grupo Parlamentar do PS, que lidera a delegação portuguesa na reunião da Assembleia Geral da UIP, começou por saudar a unanimidade dos participantes pela inscrição nos trabalhos do ponto de emergência sobre “mobilizar o apoio parlamentar global para a equidade das vacinas na luta contra a pandemia da Covid-19.”

“Sabemos que a vacina é fundamental para evitar mortes”, afirmou Hortense Martins, que assinalou que “Portugal tem feito um grande esforço para vacinar toda a sua população, começando pelos mais vulneráveis”, porque “só quando todos estivermos vacinados estaremos protegidos”.

A parlamentar do PS lembrou que “Portugal tem defendido uma politica de partilha de vacinas com os países, nomeadamente, ao nível da CPLP” e que, em Julho, “triplicou a oferta de vacinas contra a Covid-19 aos países africanos de língua portuguesa e a Timor Leste, passando de uma para três milhões de doses”.

Defendendo que “o acesso e a distribuição equitativa de vacinas é fundamental”, Hortense Martins sublinhou o esforço que o Governo português tem feito na União Europeia, onde “tem defendido que devemos reforçar essa solidariedade, e melhorar o acesso e a distribuição de vacinas”.

“Portugal tinha-se comprometido a oferecer cinco por cento do total de vacinas, mas, entretanto, já triplicou esse fornecimento”, assinalou a deputada, que apelou à necessidade de “prosseguir os esforços mundiais de solidariedade de forma ativa para nos protegermos todos”.

Hortense Martins terminou a sua intervenção lembrando que também o Secretário Geral das Nações Unidas, António Guterres, “voltou a apelar à solidariedade dos países desenvolvidos para acelerar a vacinação no continente africano”.

“Todos temos de continuar o caminho de proteger as pessoas contra esta pandemia e evitar mais mortes”, reafirmou a deputada.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: