2.8 C
Castelo Branco
Quarta-feira, Janeiro 26, 2022
No menu items!
InícioRegionalPolitécnico da Guarda avança para Laboratório Colaborativo em Logística

Politécnico da Guarda avança para Laboratório Colaborativo em Logística

Depois de lançar uma pós-graduação e um Curso Técnico Superior Profissional em Logística, o Politécnico da Guarda irá propor um Laboratório Colaborativo na área da Logística para a Guarda.

O Instituto Politécnico da Guarda – IPG vai apresentar uma candidatura para a instalação na Guarda de um Laboratório Colaborativo – CoLAB na área da Logística, o qual terá como parceiros a Câmara Municipal da Guarda, a Associação dos Transitários de Portugal, a Infraestruturas de Portugal, e as empresas parceiras da pós-graduação em Logística: a ACI, a Coficab, a Olano, a Sodecia, a Transportes Bernardo Marques e o NERGA.

O CoLAB irá juntar investigadores do IPG e de outras instituições de ensino superior, nacionais e internacionais, para estudarem as redes e os fluxos logísticos da região e do país.

“O novo Laboratório Colaborativo em Logística irá permitir fazer o levantamento dos recursos humanos deste cluster do tecido empresarial nacional, da sua estrutura de serviços e da sua oferta de valor, para mapear, com rigor, as suas lacunas, necessidades e oportunidades”, afirma Joaquim Brigas.

“O conhecimento produzido irá permitir desenhar políticas públicas, nomeadamente ao nível de infraestruturas e de equipamentos, as quais favorecerão o desenvolvimento logístico de todo o país, tornando o mercado português mais competitivo, eficiente e sustentável”.

Decorreu no IPG, no dia 23 de novembro, uma reunião de trabalho sobre o novo projeto na área da Logística para a cidade da Guarda, com os parceiros empresariais e institucionais, e contou com a presença do ministro da Ciência, Tecnologia e do Ensino Superior, Manuel Heitor, da ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, e da secretária de Estado da Valorização do Interior, Isabel Ferreira.

Segundo o presidente do IPG, o desenvolvimento de plataformas baseadas em sistemas de informação geográfica (SIG) caracterizadores das infraestruturas e respetivas dinâmicas logísticas permitirão o desenvolvimento de novos instrumentos de gestão, que irão modernizar e tornar mais eficientes e mais competitivas as empresas de logística em Portugal.

“Queremos estar também preparados para responder de forma eficaz aos serviços diferenciados que uma infraestrutura logística como um Porto Seco irá exigir”.

Requalificar quadros que já trabalham nas empresas

No mesmo dia da reunião sobre o Laboratório Colaborativo, decorreu no Politécnico da Guarda a apresentação oficial da nova pós-graduação em Logística para profissionais e executivos.

“O IPG tem no seu horizonte não só a formação de jovens estudantes, mas também a requalificação e a valorização de quadros que já trabalham nas empresas, que têm imenso know-how e um património de experiência e de conhecimento concreto da atividade no terreno”, afirmou Joaquim Brigas.

“É um privilégio ter empresas e organizações locais como parceiros em projetos para produzir ciência, inovação e aumentar a competitividade da região”.

Ana Mendes Godinho, ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, valorizou o trabalho que o Politécnico da Guarda tem desenvolvido.

“O IPG aposta em cursos desenhados para responderem às necessidades atuais das empresas! Isto é muito bom porque territórios com recursos humanos qualificados serão sempre territórios que estarão na linha da frente para captar investimentos”, afirmou.

António Nabo Martins, presidente executivo da APAT, acrescentou ainda que “projetos como este curso serão muito importantes no ecossistema logístico, pois ajudarão no desenvolvimento da coesão territorial e na maior valorização do interior, com a promoção de emprego, instalação de empresas e criação de riqueza”.

A sessão de apresentação contou também com a intervenção da ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, do presidente da Câmara Municipal da Guarda, Sérgio Costa, e do docente do IPG e coordenador do curso, Amândio Baía. Estiveram ainda presentes os 18 estudantes inscritos do curso.

 

 

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: