21.7 C
Castelo Branco
Segunda-feira, Setembro 26, 2022
No menu items!
InícioNacionalGoogle lança em Portugal Google News Showcase e assina parceria com 28...

Google lança em Portugal Google News Showcase e assina parceria com 28 media portugueses

A Google anunciou hoje o lançamento em Portugal do Google News Showcase (Destaques Jornalísticos no Google) que proporciona conteúdo personalizado de notícias e assinou parceria com 28 media, entre os quais Jornal Económico, Eco e Jornal de Notícias.

Com o News Showcase (Destaques Jornalísticos, na denominação portuguesa), os leitores passam a ter acesso a conteúdos disponibilizados por estes orgãos de comunicação social, em painéis criados no Google Notícias e Google Discover, com a curadoria dos próprios jornalistas.

Estes painéis redirecionam os leitores para os sites dos meios de comunicação social que produzem os conteúdos. Além disso, os orgãos de comunicação social que aderiram ao projeto passam a ser pagos pela Google pela utilização dos seus conteúdos. A tecnológica firmou parcerias com 28 publicações portuguesas, incluindo o Jornal Económico, “Jornal de Notícias”, “Observador”, “O Mirante” e o “Jornal do Fundão”.

“Isto faz parte do nosso investimento global em notícias e reforça o nosso compromisso com Portugal e com o jornalismo. Com o News Showcase (Destaques Jornalísticos), os editores podem fornecer contexto adicional sobre as histórias por meio de painéis com curadoria e adicionar artigos relacionados, cronogramas e muito mais. Os editores têm mais controle de sua apresentação e branding, ajudando-os a ficar mais visíveis para seus leitores dedicados e para aqueles que estão apenas descobrindo”, refere a Google.

Lançado em outubro de 2020, o projeto já conta com mil parceiros da comunicação social de todo o mundo, como Índia, Japão, Alemanha, Brasil, Áustria, Reino Unido, Austrália, República Checa, Itália, Colômbia, Argentina, Canadá e Irlanda.

A Google destaca que contribui com “oito mil milhões de visitas mensais aos sites de notícias europeus a partir de produtos como a ‘Pesquisa’ e as ‘Notícias’, que os meios podem monetizar com publicidade online e subscrições nos seus sites e apps”.

“Os participantes de meios portugueses locais, nacionais e independentes podem dar aos seus leitores uma maior profundidade aos tópicos que escolhem para destacar”, disse em comunicado o diretor da Google para Portugal, Bernardo Correia.

Por sua vez, o secretário de Estado da Transição Digital disse que o Governo tinha desafiado a Google e a Associação Portuguesa de Imprensa a “trabalharem em conjunto para encontrarem soluções para apoiar um sustentável ecossistema português de media, e em particular os meios locais e regionais, de forma a responder aos desafios digitais, com base numa moldura que respeita os direitos individuais e de direitos de autor, assegurando que os cidadãos portugueses continuem a ter acesso a informação credível e relevante.

“Estamos orgulhosos de ver este avanço e apoiamos inteiramente iniciativas como estas”, destacou André de Aragão Azevedo.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: