2.8 C
Castelo Branco
Quarta-feira, Janeiro 26, 2022
No menu items!
InícioNacionalO Museu Nacional Ferroviário em Bragança disponibiliza a Locomotiva “N 1”...

O Museu Nacional Ferroviário em Bragança disponibiliza a Locomotiva “N 1” e outras peças online no Google Arts & Culture

115 anos sobre a inauguração da Linha do Tua

O Museu Nacional Ferroviário, no Entroncamento, conta mais de 160 anos de história do caminho de ferro em Portugal. 

Com uma das melhores coleções de património ferroviário da Europa, ocupa uma área de 4,5 hectares, que comporta 19 linhas e edifícios ferroviários notáveis.

Tem à sua espera verdadeiros tesouros nacionais, como o Comboio Real e o Comboio Presidencial, e outras máquinas fantásticas que trilharam os carris desde o tempo do vapor!

Devido a esta nova exposição virtual, em apenas alguns clique, os utilizadores do Google Arts & Culture poderão ver Locomotivas a Vapor, Carruagens e muitas outras peças emblemáticas que ao longo de mais de um século foram usadas na via férrea que unia a cidade Bragança a Mirandela e, pelo Vale do Tua, à Linha do Douro.

Esta exposição online permite que o visitante percorra a Linha do Tua, não só através de material circulante como também equipamentos de estação ou objetos do quotidiano ferroviário.

Os trabalhos de construção do troço Mirandela – Bragança começaram em julho de 1903, numa cerimónia festiva em Bragança, que contou com a presença de muitas personalidades ilustres.

A construção avançou e os vários troços foram sendo sucessivamente abertos à medida que o caminho de ferro estava completamente funcional.

Em dezembro de 1905 chegou até Sendas, localidade situada a 30 km de Bragança, mas somente quase um ano depois o caminho de ferro chegava a Bragança, tendo sido inaugurado a 1 de dezembro de 1906.

A comemoração da restauração da independência foi completamente assoberbada pela chegada do progresso.

Desde 2019 que é possível visitar o Museu Nacional Ferroviário em Bragança e conhecer o património e a história do caminho de ferro associada a esta região, e desde hoje que é possível conhecer também esta história online em: https://artsandculture.google.com/partner/museu-nacional-ferroviario-de-braganca

Sobre o Museu Nacional Ferroviário

O Museu Nacional Ferroviário, no Entroncamento, conta mais de 160 anos de história do caminho de ferro em Portugal.

Com uma das melhores coleções de património ferroviário da Europa, ocupa uma área de 4,5 hectares, que comporta 19 linhas e edifícios ferroviários notáveis.

Tem à sua espera verdadeiros tesouros nacionais, como o Comboio Real e o Comboio Presidencial, e outras máquinas fantásticas que trilharam os carris desde o tempo do vapor!

Entrada do Museu

Sobre o Museu Nacional Ferroviário _ Bragança

Localizado no centro da cidade, no edifício da antiga estação ferroviária, este núcleo encontrava-se encerrado ao público desde 2002, reabrindo no dia 25 de abril de 2019.

Resultante de projeto da Câmara Municipal de Bragança, a requalificação deste museu contemplou a reabilitação da antiga cocheira de locomotivas e a duplicação da área expositiva.

O Museu contempla o impacto desta ligação para o desenvolvimento da região, da sua ligação ao país e ao mundo através do comboio.

Locomotivas, carruagens, vagões, equipamentos oficinais e múltiplos objetos contam a história da construção e exploração da Linha do Tua, homenageando, muito em particular, a identidade e memória da comunidade, cuja vivência ficaria para sempre ligada ao caminho-de-ferro.

Destacam-se peças como a Locomotiva CN1, uma das primeiras a operar no primeiro troço Linha do Tua, entre esta estação e Mirandela.

Sobre o Google Arts & Culture

O Google Arts & Culture apresenta tesouros, histórias e conhecimento de mais de 2.000 instituições culturais de 80países.

Se a missão do Google é tornar as informações do mundo mais acessíveis, então a missão da Arts & Culture é tornar a cultura mundial acessível a qualquer pessoa, em qualquer lugar.

É a sua porta para explorar a arte, a história e as maravilhas do mundo. Descubra histórias sobre o patrimônio cultural que vão desde as os quadros de Van Gogh ao património de Puerto Rico, aos Desportos na Australia ou o movimento dos direitos das mulheres até aos antigos Templos Maya, Comida Japonesa ou o Caminho de Ferro Indiano.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: