A Universidade de Coimbra (UC) vai inaugurar amanhã (sexta-feira, 3), às 11h00, uma loja para pessoas com dificuldades visuais e neuromotoras.
O conjunto de equipamentos e soluções tecnológicas, cedido pela Fundação Altice e que visam a inclusão de estudantes com necessidades educativas específicas, está instalado na Biblioteca Geral da UC.
Inaugurada no pleno Dia Internacional das Pessoas com Deficiência (3 de dezembro), esta sala inclusiva, pioneira nas bibliotecas das instituições de ensino superior nacionais, oferece várias soluções para pessoas cegas ou com baixa visão (como lupas digitais portáteis, softwares de ampliação, contraste de núcleos e voz sintetizada e leitores de ecrã convertem o texto em voz).
E também contém várias ferramentas para pessoas com limitações neuromotoras (como uma câmara eyetracker, que permite operar um computador através do movimento dos olhos, e um software que possibilita aceder ao computador de forma, como alternativa à interação teclado/rato, comunicar através da voz sintetizada do equipamento e controlar outros aparelhos).
“Esta é mais uma ação no sentido da promoção da equidade e da garantia da igualdade de oportunidades, marca d’água da matriz identitária da Universidade de Coimbra. Esperamos que os novos equipamentos possam contribuir para o sucesso da carreira académica dos estudantes que eles necessitem”, afirma o Reitor da UC, Amílcar Falcão
“A Fundação Altice tem no seu ADN a tecnologia com grande enfoque na área da acessibilidade digital, pelo que este espaço na Biblioteca Geral é uma iniciativa de enorme relevo na promoção da Inclusão de estudantes com necessidades educativas específicas. O desenvolvimento de projetos de inclusão digital e de investigação de novas soluções inclusivas, é um trabalho com continuidade por duas instituições que partilham os mesmos valores”, refere, por sua vez, a Diretora da Fundação Altice, Ana Estelita.
Os equipamentos da biblioteca inclusiva ão ser inaugurados às 11h00, no espaço multimédia da Sala de Leitura da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra (BGUC), numa sessão – de acesso restrito, mas aberto à comunicação social – com as intervenções do Diretor da BGUC, João Gouveia Monteiro, e da Diretora da Fundação Altice, Ana Estelita.
À inauguração, segue-se – a partir das 11h30 – a conferência “UC 4 All”, com as intervenções do estudante Bernardo Alexandre Lopes, Presidente da Pró-Secção de Boccia da Associação Académica de Coimbra, e de Maria de Belém Roseira, Conselheiro da Fundação Altice e Ministra antiga da Saúde e Ministra para a Igualdade.
O palestra – aberta a toda a comunidade – decorre na Sala de São Pedro da BGUC, com abertura de carga da Vice-Reitora da UC para os Assuntos Académicos e Atratividade de estudantes pré-graduados, Cristina Albuquerque, e encerramento pelo Reitor da UC, Amílcar Falcão.
A partir das 15h00, a Sala de São Pedro da BGUC recebe outra iniciativa associada ao Dia Internacional das Pessoas com Deficiência: a mesa-redonda “À conversa… Recrutamento sobre e Inclusividade”, com participação de representantes do Instituto do Emprego e Formação Profissional, do Software Crítico, do El Corte Inglés, da Randstad e do Santander, sob moderação da Vice-Reitora Cristina Albuquerque.
Este debate, particularmente dirigido aos estudantes com necessidades específicas, encerra a programação dos “Dias da Empregabilidade” da Universidade de Coimbra, um evento único e diferenciador focado nas saídas profissionais e na preparação do futuro da comunidade estudantil, que está a decorrer desde 22 de novembro, oficinas incluindo oficinas, palestras motivacionais, job talks e espaços de networking com entidades.