21.7 C
Castelo Branco
Segunda-feira, Setembro 26, 2022
No menu items!
InícioCulturaA Criação do Mito – Lenda de Inês de Castro na Sertã

A Criação do Mito – Lenda de Inês de Castro na Sertã

Biblioteca Municipal, 17 de dezembro, sexta-feira, às 16 horas

A Alma Azul apresenta na Biblioteca Municipal Padre Manuel Antunes, na Sertã, no próximo dia 17 de dezembro, sexta-feira, às 16 horas, a sessão literária “A Criação do Mito – Lenda de Inês de Castro”.

“O mito é o nada que é tudo” escreve Fernando Pessoa no seu livro  “Mensagem”; Herberto Helder relata de forma bárbara a vingança de D. Pedro como salvação do seu Amor por Inês; e Ana Luísa Amaral responde através de um poema que “E arrancar corações:  um ato inútil”.

É a partir destes autores que a Alma Azul vai abordar o texto de António de Vasconcelos sobre a História e a Lenda de Inês de Castro.

António de Vasconcelos, professor catedrático, teólogo e o primeiro responsável da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, aborda no seu texto a história da morte de Inês de Castro através dos documentos disponíveis; e confronta-a com a criação dramática e literária da Lenda que atribui a dramaturgos castelhanos e aos portugueses Garcia de Resende, António Ferreira e Luís de Camões.

História e Lenda de Inês de Castro – Contracapa

A sessão “A Criação do Mito – Lenda de Inês de Castro” procura questionar a dimensão histórica do mito; e a sua sobrevivência ao longo dos séculos através da narrativa; fonte primária da criação de todos os mitos.

Contar e recontar uma narrativa (poética ou prosaica) até a transformar em realidade histórica é um dos atributos mais fascinantes e ao mesmo tempo mais perigosos da arte literária.

Transformar a História que se quer objetiva e científica numa narrativa é também transformar a sua ficção em realidade.

São processos que a Escrita e a Leitura podem dominar; através da consciência da sua responsabilidade e a delimitação do seu território.

Um debate que a Alma Azul procura iniciar com esta sessão que programou para Bibliotecas Escolares e Municipais e que apresenta pela primeira vez na Biblioteca Municipal Manuel Antunes, integrada na Feira do Livro de Natal da Sertã.

 

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: