Como invasões francesas foram o pretexto para uma Imprensa & Blog Trip na Beira Baixa.
No âmbito do projeto “Beira Baixa: 3 Dias, 3 Experiências” e de forma a acrescentar valor à Rota dos Museus e Monumentos promovida durante o ano passado (2020), a Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa (CIMBB) criou duas novas rotas: a Rota das Invasões Francesas e a Rota dos Templários, que convidam a uma viagem no tempo.
Como forma de ativar estas rotas realizou-se uma Press & Blog Trip nos dias 26, 27 e 28 de novembro com passagem por 6 municípios da Beira Baixa.
O fim da semana serviu para jornalistas e blogueiros de diversas áreas: viagens, cultura e família, marcarem presença num regresso muito aguardado à nossa região e contemplar no terreno aquilo que a Beira Baixa tem para oferecer aos turistas e visitantes que, além de descansar, gostem e pretendam também olhar para a história do país.
O primeiro dia foi passado em Castelo Branco com visita ao Jardim do Paço Episcopal, Mural das Invasões Francesas, zona histórica e Castelo.
Contudo, nem só de Invasões Francesas se fez esta visita, o Centro de Interpretação do Bordado de Castelo Branco foi ponto de paragem, onde houve oportunidade para conversar com uma das bordadeiras e perceber a arte que ali está concentrada em tão bonitos trabalhos! Antes do final do primeiro dia, os participantes foram surpreendidos com um momento musical da época de Napoleão.
O segundo dia da viagem começou em Oleiros, mais concretamente no Miradouro do Zebro, localizado na Serra do Muradal, ponto estratégico para a dispersão das tropas francesas aquando da invasão à região.
Segui-se viagem até Proença-a-Nova com paragem no Centro Interpretativo dos Fortes e Baterias, construído com propósito defensivo.
O fim do dia foi passado em Vila Velha de Ródão com passagem no castelo do Rei Wamba.
O terceiro e último dia da Press & Blog Trip à Beira Baixa começou bem cedo com a partida para a aldeia da Bemposta, em Penamacor, para uma visita ao Núcleo Museológico e à torre.
O programa finalizou com uma visita a Medelim, uma aldeia localizada no município de Idanha-a-Nova, onde foi possível constatar os vestígios da cultura judaica pelas ruas típicas.
Esta iniciativa, realizada pela CIMBB, permitiu mostrar a vasta diversidade e a riqueza ímpar do nosso território que convidam a visitar e a descobrir os vários municípios que o integram: Castelo Branco, Idanha-a-Nova, Oleiros, Penamacor, Proença-a-Nova e Vila Velha de Ródão.
As novas rotas podem ser consultadas em www.beirabaixatour.pt.