2.8 C
Castelo Branco
Quarta-feira, Janeiro 26, 2022
No menu items!
InícioInternacionalUniversidade de Coimbra coopera com o Ministério da Cultura e das Indústrias...

Universidade de Coimbra coopera com o Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas de Cabo Verde

A Universidade de Coimbra (UC) e o Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas (MCIC) de Cabo Verde assinaram hoje (quinta-feira, 9) um acordo de cooperação, tendo como objetivo a realização de atividades conjuntas, envolvendo o Instituto da Biblioteca Nacional de Cabo Verde, a Comissão Nacional da Unesco e do Instituto do Património Cultural e o Arquivo Nacional de Cabo Verde e do Centro de Arte, Artesanato e Design. 

O protocolo foi celebrado, na Sala do Senado da Reitoria da Universidade de Coimbra, pelo Vice-Reitor da UC para as Relações Externas e Alumni, João Nuno Calvão da Silva, e pelo Ministro da Cultura e das Indústrias Criativas de Cabo Verde, Abraão Vicente.

O acordo agora estabelecido vem reforçar os laços entre a UC e o Estado cabo-verdiano, após a celebração de vários outros acordos de cooperação, nos últimos meses, com instituições deste e dos demais países africanos de língua oficial portuguesa.

No seu âmbito estão previstas iniciativas como o estabelecimento de parcerias para a edição de estudos científicos e académicos, a realização de conferências internacionais e o tratamento e digitalização do acervo da Biblioteca Nacional de Cabo Verde; o fornecimento de apoio técnico-científico na preparação dos dossiers das candidaturas a Património da Humanidade em desenvolvimento pela Comissão Nacional da Unesco e do Instituto do Património Cultural de Cabo Verde; e o acesso a formação especializada dos quadro do Arquivo Nacional de Cabo Verde e do Centro de Arte, Artesanato e Design.

O acordo contempla igualmente a realização de formações avançadas em áreas ligadas ao sector da cultura e das indústrias criativas (como Ciências de Informação, Museologia, Arqueologia, Biblioteconomia e Gestão do Património Cultural) e de outras iniciativas de interesse mútuo.

“Este protocolo reforça as relações com Cabo Verde, agora nas áreas da cultura e do património, numa estratégia crescente de afirmação da Universidade de Coimbra no mundo da língua portuguesa”, declara o Vice-Reitor da UC para as Relações Externas e Alumni, João Nuno Calvão da Silva.

*Foto: Vice-Reitor João Nuno Calvão da Silva e Ministro Abraão Vicente assinam acordo de parceria, na presença dos Vice-Reitores da UC Alfredo Dias e Delfim Leão – © UC | Marta Costa

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: