4 C
Castelo Branco
Sexta-feira, Janeiro 28, 2022
No menu items!
InícioCulturaPenamacor: “Carlota e Francisco de Pina Ferraz - A Vida, o Sonho,...

Penamacor: “Carlota e Francisco de Pina Ferraz – A Vida, o Sonho, a Obra” apresentado

O livro conta a história, desde a fundação do Instituto Pina Ferraz, em 1952, até os dias de hoje, fazendo ainda a crónica das raízes familiares e da ação de Carlota e Francisco de Pina Ferraz

Foi apresentado, no último dia 7 de dezembro, no Auditório da Escola de Música de Penamacor, o livro “Carlota e Francisco de Pina Ferraz – A Vida, o Sonho, a Obra”, da autoria de Maria João Cunha e com edição do Instituto Social Cristão Pina Ferraz, em colaboração com o Município de Penamacor.

Esta obra conta a história, desde a fundação do Instituto Pina Ferraz, em 1952, até os dias de hoje, fazendo ainda a crónica das raízes familiares e da ação de Carlota e Francisco de Pina Ferraz, seus beneméritos.

Segundo a autora, durante o processo de construção deste livro, que surge no resultado de um trabalho de cinco anos, entre 2015 e 2020, o que mais adoiliar foi a riqueza do enorme esp particular da família Pina Ferraz, que conta com de seis mil documentos inéditos, e que permitiu retratá-la com maior rigor.

Durante este período, ainda foram entrevistadas “pessoas que conheceram Dona Carlota e outras gerações mais recentes”, que ajudaram a completar o trabalho.

Carlota e Francisco de Pina Ferraz nascem em Penamacor, ele “homem rico e ela de famílias mais humildes”.

“Carlota era mais nova e, nessa medida, a sua memória está mais viva na comunidade penamacorense. Tinha uma ação social e uma envolvência muito vasta. Apoiou muitas obras sociais e instituições no concelho, a Misericórdia, o hospital, associações recreativas ou os bombeiros, exemplo, e também teve intervenção na ação escolar e religiosa. Batizava e casava pessoas de famílias com menos posses. A sua ação social foi muito transversal. É a figura feminina mais importante do século XX em Penamacor”, explica Maria João Cunha.

“Francisco destaca-se como grande proprietário agrícola, sendo suas terras grandes produtoras de vinho, cortiça ou azeite. Como político com grande influência que foi, usava-a para melhorar obters para o concelho, por exemplo, estradas ou escolas. Foi uma das pessoas que apoiam, por exemplo, o Teatro Clube de Penamacor e deixou a fortuna à esposa para realizar uma obra social na terra dele, desejo que ela cumpriu”.

Para a autora, o investimento do Instituto Social Cristão Pina Ferraz (ISCPF), durante estes cinco anos, para que este livro pudesse ser publicado também “um serviço público à comunidade”.

Apresentação do livro “Carlota e Francisco de Pina Ferraz – A Vida, o Sonho, a Obra”

Presentes na apresentação de “Carlota e Francisco de Pina Ferraz – A Vida, o Sonho, a Obra” estiveram o Presidente da Câmara Municipal de Penamacor, António Luís Beites Soares, e o Diretor do ISCPF, António Tomás Henriques.

Para António Tomás Henriques tem uma “falta de reconhecimento individual e coletivo, dentro e para a organização, de não perceber bem o gesto de profunda humanidade e altruísmo de Carlota de Pina Ferraz.

“Hoje ainda é mais caro, porque estes gestos são cada vez mais raros”, disse, classificando a obra de “gigante e com grande qualidade”.

Já António Luís Beites Soares mostrou gratidão total e apreço pela obra enormíssima que representa um mais-valente para o concelho de Penamacor.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: