8.4 C
Castelo Branco
Terça-feira, Março 28, 2023
No menu items!
InícioRegionalPenamacor Vila Madeiro: Encontro de Cantares ao Menino regressou ao Convento de...

Penamacor Vila Madeiro: Encontro de Cantares ao Menino regressou ao Convento de Santo António

O Convento de Santo António, em Penamacor, recebeu, mais uma vez, o Encontro de Cantares ao Menino. Esta 5ª edição contou com a Casa do Pessoal dos Hospitais da Universidade de Coimbra e o Grupo de Modas Antigas

O Convento de Santo António, em Penamacor, recebeu, no dia 11 de dezembro, a quinta edição do Encontro de Cantares ao Menino.

Esta iniciativa, inserida no Penamacor Vila Madeiro, contorno, este ano, com a atuação da Casa do Pessoal dos Hospitais da Universidade de Coimbra e do Grupo de Modas Antigas, em representação de Penamacor e de toda a Beira-Baixa.

Representados no evento estãoam, também, o Município de Penamacor, através da Vice-Presidente Ilídia Cruchinho, da Junta de Freguesia de Penamacor, através da Secretária Alcina Cruchinho, e da Santa Casa da Misericórdia de Penamacor, através do Provedor João Cunha, entidades que colaboraram desde o primeiro momento com a iniciativa.

Para a Vice-Presidente do Município de Penamacor esta é uma forma de dar ao conhecer o “património que são os cantares natalícios”, agradecendo aos grupos de vários pontos do país que têm no evento.

Os Cantares ao Menino ou também designados de Cantares do Ciclo Natalício são quadros do ponto de vista etnomusicológico pouco estudado.

Convento de Santo António

No entanto, sabe-se que para as comunidades do século XX eram importantes, pois era através dos cânticos que se expressavam a sua devoção à religião cristã.

Este ciclo inicia-se com a recolha do Madeiro e termina em janeiro. São cânticos que estão associados a quatro momentos diferentes: a recolha do Madeiro; o acender do mesmo e a Missa do Galo, com os cânticos ao Menino Jesus; o Dia de Reis, com os Cantares dos Reis; e o Cântico das Janeiras, durante todo o mês de janeiro, onde os grupos de pessoas pediam aquilo que as famílias podiam dar.

É aos ranchos folclóricos que cabem a recolha e preservação dos cânticos deste quadro e a sua divulgação, para que não se esqueça ou se perca a memória de um povo.

Esta iniciativa, organizada pela Associação Cultural Resumo Fonético, que tem no seu seio o Grupo de Recolhas Tradicionais Modas Antigas, em colaboração com a Malta de 2001, a Câmara Municipal, a Junta de Freguesia e a Santa Casa da Misericórdia local, pretende, assim, ser uma representação digna de Cantares ao Menino.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: