Depois de 2 anos de interregno devido à situação pandémica, de 19 para 20 de novembro, a atividade “Mãe, vou passar a noite fora… na Biblioteca” voltou a encantar as crianças Oleirenses, proporcionando-lhes uma noite diferente.
Num serão muito animado e cheio de atividades, as cerca de 20 crianças do 1.º ciclo do Ensino Básico do concelho assistiram a uma Hora do Conto Encenada, pela Companhia de Teatro Váatão.
Esta contemplou dois contos em formato de Kamishibai – uma forma secular japonesa de contar histórias que utiliza o emakimono (rolo de pintura) para transmitir histórias a uma plateia.
Depois dos dois contos, os participantes repuseram energias com a ceia, lavaram os dentes, foram para as “camas” e visualizaram o filme Rock Dog, até adormecerem.
Pela manhã, tomaram o pequeno-almoço, arrumaram o acantonamento montado naquele equipamento cultural e enquanto esperavam pelos pais, visualizaram o filme Capuchinho Vermelho: a nova aventura.
No final, a satisfação era geral e esta foi uma noite memorável para os participantes.
Recorde-se que a atividade promovida pela Biblioteca Municipal de Oleiros decorreu em alusão ao Dia Universal dos Direitos da Criança – o qual se celebra anualmente a 20 de novembro – dando início às celebrações do Dia Nacional do Pijama – comemorado todos os anos a 22 de novembro.