11.1 C
Castelo Branco
Quinta-feira, Fevereiro 9, 2023
No menu items!
InícioNacionalMutualista e Alto Comissariado para as Migrações criam Balcão do Migrante na...

Mutualista e Alto Comissariado para as Migrações criam Balcão do Migrante na Covilhã

Está a funcionar, na Avenida de Santarém (Covilhã), uma nova valência criada pela Mutualista Covilhanense em parceria com o Alto Comissariado para as Migrações, com o objetivo de promover a integração dos migrantes no concelho e na região da Cova da Beira: o Balcão do Migrante.

O espaço realiza acompanhamento especializado em várias vertentes, como a documental e a jurídica, além de realizar ações no âmbito social, cultural e de intercâmbio.

O Balcão do Migrante está instalado no rés-do-chão da Casa Moura, edifício pertencente à Mutualista Covilhanense que nos pisos superiores alberga o Centro de Acolhimento Especializado (CAE) da associação e que há um ano, desde 15 de dezembro do ano passado, recebe jovens menores de idade não acompanhados, isto é, que chegam a campos de refugiados sem pais ou adultos que por eles sejam responsáveis, num total de 25 até agora, de várias nacionalidades – no âmbito de um compromisso assumido pelo Estado português perante a União Europeia, com a instituição a promover a sua integração e autonomização.

O Balcão existe não só para auxiliar os migrantes que chegam à região, como também os que pretendem partir para outro país.

Dispõe de espaço com internet, sala de convívio, sala de atendimento especializada, sala de reuniões e espaço externo para eventos, entre outros, para além do espaço de atendimento direto ao público.

“O Balcão do Migrante é uma nova realidade que surge na sequência da desafiante e enriquecedora experiência que a Mutualista Covilhanense foi desenvolvendo ao longo deste último ano na área das migrações e da ajuda humanitária através do projeto da Casa de Acolhimento Especializada e, também, com o natural aprofundamento da relação institucional com o Alto Comissariado das Migrações”, explica Nelson Silva, presidente da direção da instituição.

Estes dois projetos na área das migrações “levaram inclusive a associação a criar internamente o novo Departamento de Migrações, Integração, Cidadania e Impacto Social”, acrescenta Nelson Silva.

No âmbito do Dia Internacional das Migrações, que se assinala no sábado, 18 de dezembro, o Balcão do Migrante tem previstas várias atividades para os próximos dias.

Esta quinta-feira (16 de dezembro), a equipa do projeto apresentou o Balcão do Migrante na Escola Secundário Campos Melo a um grupo de estudantes, entre os quais migrantes.

No sábado, o Balcão abre as portas ao Moto Clube da Covilhã – Lobos da Neve, que entregará kits de inverno com casacos e mantas para distribuição por famílias já sinalizadas, estando previstas ainda atividades com os jovens acolhidos na Casa Moura, comemorando-se assim também o primeiro ano deste projeto de ajuda humanitária.

Já no dia 20, a equipa do Balcão do Migrante desloca-se ao Centro de Migrantes da Quinta dos Lamaçais.

Aberto de segunda a sexta-feira das 10h30 às 12h30 e das 14h30 às 17h30, o Balcão do Migrante realiza atendimento mediante marcação prévia e auxilia através de vários serviços,tais como apoio na obtenção de documentos, procura de emprego e alojamento, inscrições em estabelecimentos de ensino, acompanhamento psicológico, entre outros.

O endereço de e-mail é balcao.migrante@mutualista-covilhanense.pt e o contacto telefónico é o nº 926 470 634.

 

 

 

 

 

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: