7.6 C
Castelo Branco
Terça-feira, Janeiro 18, 2022
No menu items!
InícioRegionalReal Associação da Beira Interior organizou palestra em Castelo Branco

Real Associação da Beira Interior organizou palestra em Castelo Branco

A Real Associação da Beira Interior, no dia 07 de Dezembro, organizou uma palestra no edifício da Junta de Freguesia de Castelo Branco, este evento teve o apoio da Junta de Freguesia de Castelo Branco.

A palestra foi subordinada ao tema “Aníbal Barca”, o orador convidado foi o escocês, investigador, músico e compositor Tom Hamilton.

Na Mesa esteve o orador e o Vice-Presidente da Real Associação da Beira Interior – Luís Duque-Vieira.

Na Península Ibérica, durante a Antiguidade viveram povos pré-romanos que deixaram várias marcas na História de Portugal e Espanha: Lusitanos, Vetões, Hebreus, Berberes, Fenícios e Cartagineses.

O cartaginês general Aníbal Barca, era filho de Amílcar Barca e sobrinho de Asdrúbal Barca. Aníbal Barca era filho de pai cartaginês e mãe natural da actual Lisboa. O nome Amílcar e Aníbal existem em Portugal desde a Antiguidade.

Aníbal Barca também é conhecido como Aníbal dos elefantes, ele durante a Guerras Púnicas (264 – 241 antes de Cristo e 218 – 201 antes de Cristo) levou um enorme exércitos de cartagineses e vetões com a cavalaria de cavalos e elefantes, atravessando os Alpes e Pirenéus até à Península de Itália.

Há uma grande ligação em os cartagineses, que eram guerreiros e os fenícios que eram navegadores.

Na Antiguidade o pai de Aníbal Barca, general Amílcar Barca fundou um seminário militar, na actual cidade de Castelo Branco, que era Acra Leuce, nome grego, pois o grego era a língua franca da Antiguidade, antes da formação do Império de Roma. Esse seminário militar consistia num treino para derrotar Roma que estava a criar um Império. Os Vetões associaram-se aos cartagineses, este povo celta vivia no Monte de São Martinho. Vários historiadores da Antiguidade e mesmo da Idade Moderna referem-se á actual Castelo Branco (Acra Leuce, Castrum Album, Castrum Leuca).

Outras curiosidades. as moedas de Cartago tinham o símbolo do cavalo e da palmeira, a Cartago antiga tinha semelhanças com o Jardim do Paço em Castelo Branco, os Templários reconstruiram Castelo Branco, que havia sido construída em 250 antes de Cristo, havia muito ouro e outros metais na região da actual Beira Baixa.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: