11.7 C
Castelo Branco
Quarta-feira, Fevereiro 8, 2023
No menu items!
InícioCulturaResidência Alma Azul em Alpedrinha

Residência Alma Azul em Alpedrinha

29 de dezembro, quarta-feira, das 11 às 18 horas

A última sessão da Residência “As Mãos no Fogo” de 2021 realiza-se em Alpedrinha, no próximo dia 29 de dezembro, quarta-feira, entre as 11 e as 18 horas; com o apoio do Município do Fundão, do Externato Capitão Santiago de Carvalho e da Junta de Freguesia de Alpedrinha.

A Residência realiza-se nas instalações do Externato Capitão Santiago de Carvalho e participam os autores: Andresa Olímpio, de Alcanena; Isabel Bessa Garcia, Sertã; Jorge Pedro Ferreira, Covilhã; Maria José Pessoa, Coimbra; Rodrigo Cruz Silva, Castelo Branco; e Vanessa Martins, Condeixa-a-Nova.

A Residência de Alpedrinha reúne os autores que darão corpo, individualmente, a seis narrativas a editar em 2022, para assinalar o 23.º Aniversário da Alma Azul.

Alpedrinha foto de Diamantino Gonçalves

Recordamos que as Residências de Escrita e Leitura são uma imagem de marca da Alma Azul que as tem realizado em vários pontos do país, de Setúbal ao Porto, passando por Coimbra, Aveiro ou Castelo Branco; e visam dar ferramentas a autores emergentes para a publicação e evolução num meio em que não existem escolas profissionais de artes literárias (a Literatura é uma arte milenar); como as que existem, por exemplo, para o teatro, o cinema, dança, ou as artes plásticas.

O ensino da Língua Portuguesa e da História da Literatura não dão por si competências aos alunos que desejam dedicar-se profissionalmente à escrita ou ao desenvolvimento das Artes da Leitura; um conceito novo que a Alma Azul está a desenvolver e que num futuro próximo irá colmatar, de forma profissional e contínua; na formação de profissionais em animação literária para espaços públicos.

A Residência de Alpedrinha 2021 será, pois, um dos marcos fundadores do novo projeto que a Alma Azul irá desenvolver em todo o país, mas com principal incidência nos distritos de Castelo Branco e Coimbra.

Serão tomadas todas as medidas sanitárias indicadas pela DGS.

*Fotos: Diamantino Gonçalves 

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: