7.6 C
Castelo Branco
Terça-feira, Janeiro 18, 2022
No menu items!
InícioRegionalPenamacor: AERS e Município sinalizam dias Nacional e Internacional da Pessoa com...

Penamacor: AERS e Município sinalizam dias Nacional e Internacional da Pessoa com Deficiência

As equipas de Educação Especial do Agrupamento de Escolas Ribeiro Sanches (AERS) e do Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar (PIICIE) do Município de Penamacor sinalizaram o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, dia 3 de dezembro, com um conjunto de atividades destinadas aos alunos do 1º ciclo.

Estas iniciativas tiveram como principal objetivo dar a conhecer a Missão a Tóquio 2020 e o trabalho desenvolvido pelo desporto adaptado no nosso país.

Para além da visualização de filmes, e respetivo debate realizado posteriormente, foram expostas fotografias dos atletas que compuseram a Missão Tóquio2020 com referência a alguns dados biográficos e a respetiva modalidade desportiva.

Foi ainda lançado o repto aos alunos para que, utilizando a imaginação, papel e lápis, desenhassem um “protótipo” de um equipamento que pudesse fazer a diferença e melhorar a performance destes atletas (uns óculos, uma cadeira de rodas especial, entre outros).

A par destas atividades, contou-se ainda com a colaboração da contadora de histórias Rosa Gonçalves que interpretou o conto tradicional “As aves, o porco e o lobo”, com o objetivo de sensibilizar a comunidade educativa para a importância de se preservarem valores sociais como o respeito pela diferença.

De uma forma criativa e com recurso à sonoplastia, mais especificamente através da música tradicional “O milho da nossa terra”, a gravação foi ouvida pelos alunos do 1º ciclo em sala de aula, sendo que, no mesmo dia pelas 19:00, foi para o ar na rubrica “A primeira de muitas histórias” da Rádio local Voz da Raia.

Uma das atividades realizadas

De realçar que no final da história foi lançado um segundo desafio a todos os alunos do 1º ciclo para desta forma consolidarem as atividades e reflexões realizadas.

Igualmente, o grupo de desporto do AERS assinalou a temática no dia 13 de dezembro – Dia Nacional da Pessoa com Deficiência – realizando um conjunto de atividades com os alunos da sede do Agrupamento de Escolas Ribeiro Sanches, tendo sido possível contar com a visita de treinadores de basquetebol da Associação de Basquetebol de Castelo Branco.

Uma das atividades realizadas foi a experimentação, por parte de alunos e professores, da prática de basquetebol adaptado com recurso a cadeira de rodas.

De realçar o trabalho meritório que estas instituições fazem na demonstração de realidades diferentes e na promoção do desporto, bem como o empenho que o AERS demonstrou (contando com o apoio da Câmara Municipal de Penamacor/PIICIE) ao ter proporcionado esta iniciativa, trabalhando a sensibilização para a inclusão.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: