21.7 C
Castelo Branco
Segunda-feira, Setembro 26, 2022
No menu items!
InícioInternacionalGeopark Naturtejo na Conferência Internacional de Geoparques Mundiais da UNESCO

Geopark Naturtejo na Conferência Internacional de Geoparques Mundiais da UNESCO

20 de Dezembro de 2021

O Geopark Naturtejo Mundial da UNESCO participou na 9ª Conferência Internacional de Geoparques Mundiais da UNESCO, entre 14 e 16 de Dezembro, organizada pelo Geopark Jeju Island, na República da Coreia, mas que devido às restrições impostas pela pandemia decorreu online.

O evento reuniu centenas de especialistas em Geoparques de 52 países que durante 3 dias partilharam projectos e discutiram os desafios dos seus territórios.

Na sessão científica dedicada às mudanças climáticas e riscos geológicos em geoparques, a equipa técnica do Geopark Naturtejo apresentou o trabalho desenvolvido no âmbito da redução do risco de incêndios florestais, dando a conhecer alguns projectos e iniciativas ao nível da educação e sensibilização ambiental desenvolvidos em colaboração com os municípios, ao longo dos últimos anos.

O Geopark Naturtejo participou também na apresentação da Estratégia de Geoturismo dos Geoparques Mundiais da UNESCO em Portugal, em parceira com os restantes geoparques portugueses(Arouca, Açores, Terras de Cavaleiros e Estrela).

Foram partilhados os projectos conjuntos em desenvolvimento com o Turismo de Portugal relativos à qualificação da oferta turística destes territórios classificados, a nível nacional.

No que respeita colaborações internacionais, o Geopark Naturtejo participou ainda num trabalho sobre a marca internacional GEOfood, em implementação no território e que está a ser estudada no âmbito do projecto de investigação “IGCP 726 – GEOfood para o Desenvolvimento Sustentável em Geoparques Mundiais da UNESCO”, financiado pelo Programa Internacional de Geociências da UNESCO.

Considerando o importante papel dos jovens enquanto agentes de mudança nos seus territórios e comunidades decorreu, integrado neste evento, o Primeiro Fórum da Juventude dos Geoparques Mundiais da UNESCO, onde Portugal e os Geoparques portugueses estiveram representados.

Jovens entre os 18 e os 24, de 44 países, discutiram e contribuíram para as estratégias, políticas e programas da Rede Global de Geoparques.

Em paralelo decorreu também o 1º Festival de Cinema da Rede Global de Geoparques, onde o Geopark Naturtejo participou e onde estiveram a concurso 62 filmes.

Geopark Naturtejo, Geoparque Mundial da UNESCO

Naturtejo – Empresa de Turismo, EIM

Av. Nuno Álvares, n.º306000-083 Castelo Branco

geral@naturtejo.com | www.naturtejo.com

(+351) 272 320 176

 

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: