19.2 C
Castelo Branco
Sexta-feira, Abril 19, 2024
No menu items!
InícioCulturaIdanha-a-Nova inaugura instalação artística de homenagem ao Adufe

Idanha-a-Nova inaugura instalação artística de homenagem ao Adufe

 “As Armas do Meu Adufe”

A instalação artística “As Armas do Meu Adufe” foi inaugurada esta terça-feira, 21 de dezembro, na rotunda do Largo do Município, em Idanha-a-Nova.

A vila fica ainda mais bonita com esta obra alusiva a Idanha-a-Nova como Cidade Criativa da UNESCO na Música, inaugurada numa cerimónia presidida pela Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa.

O presidente da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova, Armindo Jacinto, refere que “a instalação artística é inspirada no instrumento que melhor representa a riqueza musical do concelho de Idanha-a-Nova – o Adufe”.

“É uma instalação artística que retrata a nossa estratégia de desenvolvimento e a nossa identidade, aquilo que herdámos das gerações que nos antecederam e que é nosso dever perpetuar para deixar aos nossos filhos e netos”, afirma Armindo Jacinto.

Durante a inauguração

O autarca adianta que a escolha do Adufe, tradicionalmente tocado sobretudo por mulheres, simboliza ainda “a resiliência no feminino. Homenageia as mulheres e mães que aqui vivem e viveram, criando os seus filhos com humildade, mas também com muito orgulho nas nossas raízes, nos nossos produtos da terra e nas potencialidades da vida no mundo rural”.

Desenhada especificamente para este fim, com a criatividade da empresa RIMA, a peça é um exemplar único que consagra no espaço público a identidade intimamente ligada à música do concelho de Idanha-a-Nova, que em 2015 foi classificado pela UNESCO como Cidade Criativa da Música.

Na inauguração da instalação artística, a Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, realçou que “a distinção que Idanha-a-Nova tem como Cidade da Música da UNESCO, prova que no nosso interior há espaço para a cultura e para as indústrias criativas. São áreas muito importantes para o desenvolvimento socioeconómico dos nossos territórios, mas também para nos afirmarmos na Europa e no mundo”.

A governante destacou o Adufe como símbolo desta estratégia de desenvolvimento e elogiou “a Câmara Municipal de Idanha-a-Nova, na pessoa do seu presidente Armindo Jacinto, pela importância que dá à música como elemento de desenvolvimento pessoal e de toda a comunidade, desde o ensino da música aos inúmeros eventos ligados à música e à tradição que trazem o mundo a Idanha e levam Idanha a todo o mundo”.

A inauguração da instalação artística “As Armas do Meu Adufe” contou com a presença de vários convidados, entre os quais a presidente da CCDR Centro, Isabel Damasceno. Esta responsável sublinhou a “enorme criatividade e simplicidade da escultura de homenagem ao Adufe. Não há ninguém em Portugal que não pense no Adufe quando se fala em Idanha”, concluiu, realçando que “esta peça é simultaneamente uma homenagem à mulher, que tem um papel central na maioria do cancioneiro ligado ao Adufe”.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto

Discover more from Beiranews

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading