2.8 C
Castelo Branco
Quarta-feira, Janeiro 26, 2022
No menu items!
InícioRegionalParque de Feiras e Mercados e Devesas Altas inaugurados

Parque de Feiras e Mercados e Devesas Altas inaugurados

O Parque de Feiras e Mercados e o espaço das Devesas Altas, no centro da vila de Oleiros, foram inaugurados no passado, dia 10 de dezembro, pela Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa.

Estes novos espaços foram financiados em 85% pelo Centro 2020, Portugal 2020 e Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) da União Europeia, num montante de €249.847,30, no primeiro caso e de €591.033,30, no segundo, ao qual acresce ainda o financiamento para arranjos exteriores.

Em ambos os casos, pretendeu-se requalificar o espaço público, criando espaços multifuncionais, adaptáveis a diferentes tipologias de uso, nomeadamente a realização de acontecimentos com forte tradição no concelho, ou o fomento da inovação.

Na cerimónia de receção que teve lugar no Salão Nobre dos Paços do Concelho, Joaquim Silvério Mateus, presidente da Assembleia Municipal de Oleiros, defendeu uma discriminação positiva para o interior, defendendo a implementação de um “choque fiscal” que fomentasse a atração e fixação de investimento.

Fernando Jorge, presidente da Câmara Municipal, aproveitou a ocasião para agradecer todo o apoio concedido pela governante, quer enquanto presidente da CCDR-C, quer como Ministra, tendo sido sempre bastante disponível para ajudar, quer ao nível do financiamento a entidades públicas e privadas no concelho, quer ao nível da captação de investimento.

O autarca relembrou ainda a visita que fizerem às instalações da Optimal, empresa que se irá instalar no concelho e agradeceu reconhecidamente o apoio de Isabel Damasceno, atual presidente da CCDR-C para que os projetos fossem realidade.

Usando da palavra, Ana Abrunhosa realçou que o autarca Oleirense trazia sempre as suas ideias muito claras, o que sempre facilitou todos os processos.

Nas palavras da governante, Oleiros “é o campeão dos apoios concedidos às famílias” e um exemplo que realça frequentemente.

As infraestruturas que se inauguravam vêm fomentar a qualidade de vida da população e trazem melhores condições a produtores e consumidores (utilizadores) para valorizarem os recursos do território, disse.

A governante realçou ainda que os artesãos e artistas de Oleiros são uma referência.

De seguida, os convidados visitaram os espaços que foram inaugurados e no edifício multiusos das Devesas Altas puderam contemplar a exposição Arte da Filigrana em arame do artista Jorge Marquez, radicado no concelho de Oleiros.

Recorde-se que este espaço passou a acolher o Posto de Turismo e dispõe ainda de uma Galeria Municipal.

O espaço já está aberto ao público e poderá ser visitado de terça-feira a domingo, das 9:30h às 13:00h e das 14:30h às 17:30h.

 

 

 

 

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: