2.8 C
Castelo Branco
Quarta-feira, Janeiro 26, 2022
No menu items!
InícioDesportoDesporto UC registou mais de 1000 participantes no início do ano letivo...

Desporto UC registou mais de 1000 participantes no início do ano letivo 2021/22

A Universidade de Coimbra (UC) registou mais de 1000 participantes nos seus programas desportivos (sob a marca Desporto UC) no primeiro semestre do ano letivo 2021/22.

Este número constitui um valor muito positivo de participações no arranque das atividades do Desporto UC, que, apesar da existência de limitações devido à pandemia da COVID-19, manteve uma elevada afluência nas suas iniciativas.

A elevada procura reflete a aposta da UC na prática desportiva, através da promoção de programas inclusivos, gratuitos e de qualidade.

Estes números expressam a participação nos Jogos Universidade de Coimbra, em particular na Liga Académica, que – em parceria com os Núcleos de Estudantes da Associação Académica de Coimbra –, alcançou 664 participantes, nas modalidades de Futsal, Futebol 7, Basquete 3×3 e Voleibol.

Destaca-se ainda a procura pelo Programa Experimenta (que oferece à comunidade académica a possibilidade de iniciar um leque considerável de atividades desportivas), com 117 participantes.

O Programa UC+Ativa somou cerca de 100 participantes e o Grupo de Caminha e Corrida juntou 21.

Durante este primeiro semestre, o Desporto UC dinamizou ainda três ações de capacitação para a comunidade académica (Team Building), deu continuidade ao projeto UCicletas e ao Programa de Apoio ao Alto Rendimento da UC, e finalizou o ano com uma campanha integrada no Healthy Campus UC, que pretende alertar para o combate aos comportamentos de risco.

Para o Vice-Reitor da UC para o Desporto, Qualidade e Serviços de Ação Social, António Figueiredo, este é um reflexo do “empenhamento da Universidade de Coimbra na procura de um estilo de vida ativo e saudável de toda a comunidade UC, mesmo em situações adversas como são aquelas que contextualmente vivemos”. “A UC olha para estes números como uma motivação acrescida para perspetivar um futuro pós-pandémico a um nível nunca alcançado na Universidade. Na verdade, isto não é mais do que o perseguir do estatuto estratégico que o desporto passou a assumir na Universidade de Coimbra”, sublinha.

Lançada em setembro, a marca “Desporto UC” reúne e representa toda a atividade desportiva promovida pela Universidade de Coimbra, agregando a gestão das Instalações Desportivas da UC e disponibilizando notícias e informações úteis sobre o estádio, as atividades, os eventos, os projetos, os estudantes-atletas e tudo o que envolve a prática desportiva na instituição, e pretende criar uma imagem robusta e consistente, que contribua para o incremento da prática desportiva regular, sobretudo entre a população universitária.

Para o próximo semestre perspetiva-se uma participação crescente nos Jogos Universidade de Coimbra, com o início das provas individuais e das competições coletivas das Ligas Minerva, 2I´s e Alumni.

Os restantes programas preveem ainda a inclusão de mais atividades, alargando o espectro de oferta, e um forte investimento na capacitação para o desporto da comunidade UC.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: