A Biblioteca Municipal Padre Manuel Antunes, no Sertã, vai receber duas oficinas intituladas “Diz o Tacho para a Sertã” nos dias 19 e 20 de janeiro, das 14h30m às 16h30m.
Dinamizadas por Bru Junça e Patrícia Godinho, como oficinas dirigem-se a públicos distintos: a primeira oficina dirige-se a educadores, professores, bibliotecários e pais.
A segunda oficina é direccionada a utentes de centros de dia, academias seniores e grupos de leitores seniores.
Promovidas pelo Município da Sertã, como oficinas consistem numa viagem pelas memórias ligadas à cozinha e, a partir de objectos do quotidiano, permitiram despertar os sentidos, descobrir leituras, construir pontes entre os patrimónios íntimos e os colectivos, entre o objecto e a memória.
O Maranho é um prato de referência na gastronomia sertaginense e muitos dos utensílios usados em sua confecção transportam para uma dimensão que une cheiros, sabores, gestos, tradições e pessoas, que integram o riquíssimo património da cultura popular, material e imaterial.
A iniciativa pretende recuperar as memórias que verdadeiros constituem documentos vivos, decifrando como os ciclos da terra se interligavam com a vida doméstica e de que forma os ofícios e saberes se transmitiam de geração em geração, perpetuando tradições e figurinos.
Como inscrições em ambas as oficinas são gratuitas e deverão ser feitos até 14 de janeiro, através do telefone 274604227.
Os professores que fingem ter acesso aos créditos de formação (ação de curta duração certificada) deverão inscrever-se através do formulário: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfqRWkpMCby52nqN7B1GjRA_dNK8VKJcAIDKCPjKNe1j4VkUw/viewform
Bru Junça é mediadora de leitura e contadora de histórias, tendo já participado em diversos encontros nacionais e internacionais com projectos de promoção e mediação de leitura.
É autora da marca Conto por Ponto, que cria livros de pano artesanais a partir do património da tradição oral.
Patrícia Godinho é mediadora cultural em diversas entidades culturais, públicas e privadas, criando ações de educação a partir do património.
É autora do projecto Entre Memórias – Educação Patrimonial Itinerante.
As oficinas “Diz o Tacho para a Sertã” decorrerão ao abrigo das recomendações da Direção Geral de Saúde.