11.2 C
Castelo Branco
Terça-feira, Novembro 29, 2022
No menu items!
InícioRegionalBarquinha integra programa pioneiro de capacitação digital de adultos

Barquinha integra programa pioneiro de capacitação digital de adultos

Gostaria de ensinar a sua mãe a criar uma conta de e-mail? O seu vizinho precisa de ajuda para aderir às redes sociais? Gostaria de mostrar à sua avó como pode fazer uma videochamada para a família que está distante? Agora é mais fácil.

Vila Nova da Barquinha é uma das autarquias pioneiras em Portugal a disponibilizar um Centro de Capacitação Digital para Adultos – EU SOU DIGITAL, desde o dia 10 de janeiro, na Biblioteca Municipal.

Este é um dos 70 centros já criados em todo o País para ajudar os portugueses infoexcluídos a usar a internet no seu dia a dia.

Programa pioneiro de capacitação digital de adultos

A Câmara Municipal de Vila Nova da Barquinha celebrou um protocolo com a A2D, entidade com competências de implementação do Programa EUSOUDIGITAL, uma iniciativa que junta o Estado Português através da Estrutura de Missão Portugal Digital, a Caixa Geral de Depósitos e o MUDA – Movimento pela Utilização Digital Ativa, sendo cofinanciado pelo Portugal 2020 e pelo Fundo Social Europeu da União Europeia.

O Programa tem o objetivo de promover a capacitação digital de 1 milhão de adultos em Portugal até ao final de 2023, através do desenvolvimento de uma rede de mais de 30.000 voluntários, apoiados em mais de 1.500 Centros que estão a ser criados a nível nacional;

O Programa propõe-se trabalhar com pessoas que não têm, atualmente, qualquer interação com o mundo online, em particular, adultos acima dos 45 anos, e que pretendam adquirir competências digitais básicas essenciais ao dia-a-dia, permitindo uma melhor adaptação às novas realidades de emprego que dependem do acesso à internet, e o combate ao isolamento através de ferramentas digitais de comunicação;

O Programa concretiza-se através da execução de ações administradas por Mentores, as quais irão ter lugar em organizações de proximidade comunitária (adiante também designadas por “Centros EUSOUDIGITAL”).

Qualquer cidadão poderá inscrever-se para ser tornar num Mentor digital, e ficar preparado para ensinar as pessoas que nunca usaram a internet. A formação é gratuita e pode ser feita em qualquer lugar, utilizando um smartphone, tablet ou computador com acesso à Internet.

A concretização dos desígnios acima identificados só é possível com o envolvimento e participação ativa de parceiros da comunidade local – organizações de proximidade comunitária, neste caso Formação Ocupacional de Seniores e o CLDS 4G – 2 Gerações em Terra de Sorrisos – que, designadamente, dispõem de espaços equipados, de capacidade efetiva de mobilização da sua população residente ou de mobilização de Mentores.

Em Vila Nova da Barquinha o Centro EU SOU DIGITAL vai funcionar nas instalações da Biblioteca Municipal, no Largo 1.º dezembro, de segunda a sexta-feira, das 10h00 às 12h00 e das 15h00 às 17h00. Para mais informações, contacte o telefone 249 720 358 (Centro Cultural de Vila Nova da Barquinha).

Ajude um familiar a dar os primeiros passos na Internet.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: