Está aberto o período de candidaturas para a 5.ª edição do Prémio Inovação Bluepharma |Universidade de Coimbra. Até 7 de março, podem concorrer soluções inovadoras na área das ciências da saúde que se destaquem pela originalidade e inovação, dois dos principais requisitos. Também será valorizado o potencial de transformar o produto ou serviço numa solução efetiva com interesse comprovado para a sociedade.
As inscrições estão abertas a investigadores portugueses a trabalhar em laboratórios, institutos ou organizações, nacionais e internacionais, que estejam a desenvolver projetos científicos inovadores.
As candidaturas podem ser individuais ou conjuntas e devem ser apresentadas e submetidas através do formulário disponível no site oficial, em www.bluepharmaucinnovationaward.pt .
Prémio de 20 mil euros, que pode ir até aos 50 mil
O vencedor deste galardão,é atribuído de dois em dois anos, recebe 20 mil euros.
No entanto, o valor do prémio pode ascender até aos 50 mil euros, se os investigadores conseguirem demonstrar viabilidade do projeto para chegar ao mercado.
“O nosso interesse é apoiar a investigação e o desenvolvimento de soluções que tenham verdadeiro impacto na vida das pessoas e que contribuam para uma melhor qualidade de vida” sublinha Paulo Barradas Rebelo, Presidente da Bluepharma.
“A transferência de conhecimento científico inovador, aplicado como solução para uma situação concreta, é uma realidade que pretendemos potenciar junto dos investigadores que desejam abraçar os desafios propostos”, sublinha Luís Simões da Silva, Vice-Reitor da Universidade de Coimbra para a Inovação e Empreendedorismo.
Sobre a Bluepharma
O Grupo Bluepharma é hoje um dos mais empreendedores e inovadores no setor farmacêutico, tendo já conquistado um assinalável prestígio não só em termos nacionais, mas também nos mais exigentes mercados internacionais.
Ao longo dos seus 20 anos, a Bluepharma transformou uma unidade industrial que empregava 58 pessoas e que operava para o mercado nacional num grupo farmacêutico de 20 empresas e que emprega, atualmente, cerca de 750 colaboradores.
Abriu delegações em 4 países (Espanha, Angola, Moçambique e EUA) e exportou, em 2020, 88% da sua produção para mais de 40 países.
A atividade da Bluepharma percorre toda a cadeia de valor do medicamento, desde I&D até ao mercado, impondo-se pela excelência da sua unidade de produção, pela qualidade e formação dos seus Colaboradores e pela experiência e dinamismo da sua equipa de gestão.
Sobre a Universidade de Coimbra
Fundada em 1290, a Universidade de Coimbra é a mais antiga instituição de ensino superior de Portugal e do espaço lusófono e também uma das mais antigas de todo o mundo.
Ao longo de mais de sete séculos, a UC tem deixado uma marca indelével nas áreas do ensino, ciência, inovação e cultura a nível global.