NECESSIDADES DE RECRUTAMENTO E AQUISIÇÃO DE COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS
A AEBB – Associação Empresarial da Beira Baixa, em parceria com o IPCB – Instituto Politécnico de Castelo Branco, têm a decorrer um inquérito de ‘Necessidades de Recrutamento e Aquisição de Competências Profissionais’, junto de empresas sedeadas nos 11 concelhos da área de abrangência da AEBB: Castelo Branco; Covilhã; Fundão; Belmonte; Penamacor; Idanha-a-Nova; Vila Velha de Ródão; Oleiros; Proença-a-Nova; Vila de Rei e Sertã.
Este diagnóstico de necessidades tem como objetivo recolher um conjunto de dados coerentes e fundamentados, cujo resultado da análise irá permitir alinhar a oferta formativa regional com as necessidades de especialização das empresas e de permanente atualização profissional dos recursos humanos, face aos desafios e novas exigências do mercado de trabalho.
Outro objetivo visado, é recolher dados sobre as reais necessidades de recrutamento e competências futuras necessárias, destinados a apoiar a definição de politicas locais e regionais capazes de responder às necessidades de contratação das empresas.
A falta de mão-de-obra qualificada e/ou indiferenciada é um problema (antigo) que afeta o normal funcionamento de muitas empresas da região e que exige medidas concretas para suprir este grave problema que cada vez mais põe em causa o seu próprio desenvolvimento.
Esta problemática requer um olhar atento e ponderado, através de uma aposta objetiva na qualificação profissional do capital humano, com ações especificas que respondam às novas exigências e reais necessidades do mercado de trabalho interno e externo, promovendo a empregabilidade, produtividade, competitividade e o desenvolvimento económico e social.
Pela importância que esta iniciativa assume, a AEBB apela à participação de todas as empresas da região, através do preenchimento do inquérito no endereço https://i9tec.ipcb.pt/AEBB, contribuindo desta forma para o sucesso desta iniciativa.