7.6 C
Castelo Branco
Terça-feira, Janeiro 18, 2022
No menu items!
InícioRegionalBiblioteca Comunitária assinala aniversário de Ramalho Eanes

Biblioteca Comunitária assinala aniversário de Ramalho Eanes

Alcains, Museu do Canteiro, 25 de Janeiro, terça-feira, às 16 horas.

Assinalar o 87,º aniversário do nascimento do alcainense António Ramalho Eanes é o propósito da Tertúlia que a Biblioteca Comunitária de Alcains promove no próximo dia 25 de Janeiro, terça-feira, às 16 horas, na cafetaria do Museu do Canteiro.

A Tertúlia tem como tema a juventude de Ramalho Eanes, futuro Presidente da República Portuguesa, o primeiro a ser eleito por sufrágio universal após a Revolução de 25 de Abril de 1974.

António Ramalho Eanes

Os seus anos de Liceu em Castelo Branco, a Academia Militar e suas opções de anos relevantes na formação do carácter, são o mote para a Conversa em que a fotobiografia de Ramalho Eanes, editada pelo Museu da Presidência da República, mas também o depoimento de uma tia, D. Maria do Carmo Ramalho (já falecida) que em 2015, no Salão Alma Azul, gravou a infância e a juventude do sobrinho.

Serão também comentados os depoimentos recolhidos em Coimbra e Castelo Branco, de colegas de Liceu, como o Engenheiro José Paulo Soares, alcainense a residir em Coimbra; e camaradas militares que conviveram com o futuro Presidente da República na África.

Os depoimentos foram recolhidos durante as apresentações do livro do jornalista Nelson Mingacho: António Ramalho Eanes, editado na coleção “Em Nome da Beira – Biografias”, em 2018.

Neste dia de aniversário de um alcainense ilustre, a Biblioteca Comunitária de Alcains decidiu oferecer a todos os participantes na Tertúlia uma iguaria alcainense: Requeijão Tostado, para acompanhar um Licor de Tangerina caseiro, no brinde à saúde do General Ramalho Eanes.

Devido às contenções por causa da pandemia, a participação é livre e gratuita, mas com a obrigatoriedade de inscrição antecipada através de e-mail (elsa.ligeiro9@gmail.com) para uma adequada distribuição de lugares que nos permitam respeitar todas as indicações da DGS.

O uso de máscara é obrigatório.

A iniciativa conta com o apoio logístico da Albigec e do Museu do Canteiro.

 

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: