22.2 C
Castelo Branco
Terça-feira, Maio 24, 2022
No menu items!
InícioRegionalIPG apresenta Laboratório Colaborativo em Logísticapara dinamizar o Interior

IPG apresenta Laboratório Colaborativo em Logísticapara dinamizar o Interior

O Instituto Politécnico da Guarda quer produzir ciência para as empresas de logística e fornecer dados que sustentem as políticas públicas para o setor. Com a instalação do Porto Seco no horizonte,o projeto de instalação do CoLABLogIN na Guarda vai ser apresentado à Fundação para a Ciência e Tecnologia. “A pandemia da Covid-19 tornou a logística uma atividade central na nova realidade mundial”, afirma o presidente do IPG, Joaquim Brigas.

O Instituto Politécnico da Guarda – IPG vai apresentar esta terça-feira ao júri da Fundação para a Ciência e a Tecnologia – FCT o projeto de instalação na Guarda de um Laboratório Colaborativo na área da Logística– o CoLABLogIN.

O projeto foi desenhado pelo IPG em parceria com empresas e com instituições públicas e privadas da área da logística e pretende juntar as empresas do setor e académicos para estudarem em conjunto as redes e os fluxos logísticos da região e do país: a instalação próxima de um Porto Seco na Guarda é decisiva neste projeto.

“O Laboratório Colaborativo em Logística na Guarda irá produzir ciência para a atividade empresarial de todo o país e, também, fornecer dados e evidência aos decisores públicos para que desenhem políticas que favoreçam o desenvolvimento do Interior e do país no seu conjunto”, afirma Joaquim Brigas, presidente do Instituto Politécnico da Guarda.

“A pandemia da Covid-19 tornou a logística uma atividade central na nova realidade mundial devido aos confinamentos, ao teletrabalho, à deslocalização de atividades, ao crescimento do e-commerce, etc”.

O Laboratório Colaborativo em Logística estará focado nas necessidades do mercado, das empresas e do território, tendo reunido um grande consenso por parte das empresas, instituições e associações regionais e nacionais.

Ao lado do IPG está, como parceiro científico, o Centre for Informatics and Systems da Universidade de Coimbra (CISUC).

Na montagem do laboratório participarão também as Infraestruturas de Portugal e a Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo – APDL, para além da Câmara Municipal da Guarda.

Ao nível das empresas do setor participam a Olano, a Transportes Bernardo Marques, a Coficab, a R2TIR e a TIR2RENT.

Para além destas, são três as tecnológicas envolvidas: a InovaRia – Rede de Inovação em Aveiro, a WaveCom e a Stratio Automotive.

O CoLABLogIN tem igualmente como parceiros a APAT – Associação dos Transitários de Portugal, o CPC – Conselho Português de Carregadores, o Núcleo Empresarial da Região da Guarda – NERGA, a Associação Portuguesa de Logística – APLOG, a APP – Porto de Portugal, a Zaldesa (Zona de Atividades Logísticas de Salamanca), a AGEPOR – Associação dos Agentes de Navegação de Portugal e a Europlatforms – Associação Europeia de Plataformas Logísticas.

“A instalação próxima de um grande Porto Seco na Guarda, reproduzindo no Interior e na fronteira com Espanha as mesmas condições de envio e de chegada de mercadorias dos portos do litoral, contribuiu para interessar todos estes parceiros e será crucial no trabalho deste laboratório”, afirma Joaquim Brigas. Paralelamente, a oferta formativa do IPG irá preparar quadros profissionais qualificados para as empresas que, a curto-médio prazo, se irão instalar e começar a operar no Porto Seco.

Logística tem sido aposta estratégica do IPG

“Os nossos parceiros empresariais estão a muito apostar na capacidade de inovação que o CoLABLogIN lhes poderá transmitir. Não os iremos desiludir: o trabalho do IPG irá favorecer o desenvolvimento logístico de todo o país, tornando o mercado português mais competitivo, eficiente e sustentável”, afirma Joaquim Brigas.

“Como trabalha longe do centro da Europa, o tecido empresarial português sabe bem que só com redes e fluxos logísticos muito tecnológicos e eficientes consegue ser competitivo no mercado global – essa, aliás, foi a razão pela qual o Governo apoiou, através do Ministério para a Coesão Territorial, este projeto desde a primeira hora”.

A área da logística tem sido nos últimos anos uma grande aposta do Politécnico da Guarda. O lançamento do Curso Técnico Superior Profissional (CTeSP) e, mais recentemente, da pós-graduação em Logística,são exemplos do reforço na aposta formativa do IPG nesta área.

“A capacidade de adaptação aos novos desafios de um mercado cada vez mais disputado,e dependente da eficiência nos detalhes, será a chave do sucesso das empresas do setor logístico”, afirma o presidente do Instituto Politécnico da Guarda.

“Por isso, o IPG irá formar quadros muito qualificados, ágeis e flexíveis para introduzirem inovação e competitividade num setor de cujo desempenho irão depender quase todos os outros setores de atividade”.

A sessão de apresentação do CoLABLogIN à FCT terá lugar esta terça-feira à tarde, 18 de janeiro, através da plataforma Zoom.

No evento irão participar investigadores e docentes do IPG, empresas e entidades envolvidas neste projeto e responsáveis da Fundação para a Ciência e Tecnologia.

 

 

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: