12.2 C
Castelo Branco
Terça-feira, Maio 17, 2022
No menu items!
InícioRegionalMIA-Portugal organiza «Escola de Primavera» para jovens investigadores do envelhecimento

MIA-Portugal organiza «Escola de Primavera» para jovens investigadores do envelhecimento

O Instituto Multidisciplinar do Envelhecimento (MIA-Portugal) organiza, de 4 a 8 de abril, uma «Escola de Primavera» (Ageing Spring School), com o intuito de proporcionar um programa de formação avançado e intensivo destinado a estudantes de doutoramento e investigadores em início de carreira, com currículos promissores na área da biologia do envelhecimento. As candidaturas decorrem até 28 de janeiro.

O MIA-Portugal junta, em Coimbra, especialistas de renome europeus e americanos, com destaque para líderes de grupos de investigação e de instituições dedicadas à biologia do envelhecimento, sediadas na Europa e nos Estados Unidos.

Durante cinco dias, os estudantes selecionados terão a oportunidade de discutir os seus projetos de investigação e aprofundar conhecimentos em temas como: os mecanismos biológicos do envelhecimento e as possibilidades de desenvolvimento de terapêuticas para doenças associadas ao processo de envelhecimento.

Como explica Rodrigo Cunha, coordenador do MIA-Portugal, «o Ageing Spring School» junta, numa unidade hoteleira da cidade, jovens cientistas portugueses e estrangeiros com os melhores especialistas mundiais da área para estabelecer contactos e impulsionar projetos científicos num domínio de investigação com elevado impacto social e económico. Com efeito, o envelhecimento é o maior fator de risco para a emergência de doenças crónicas associadas à idade, sendo a compreensão das bases biológicas do envelhecimento essencial para desenhar novas abordagens na medicina preventiva e nos cuidados de saúde que permitam dar respostas efetivas a este grande desafio societal».

O «MIA-Portugal Ageing Spring School» insere-se nas atividades de formação avançada do Instituto Multidisciplinar do Envelhecimento e conta com o apoio científico da Alliance for Healthy Ageing e o financiamento do programa Horizonte 2020 – Investigação e Inovação, através do contrato de subvenção nº 857524.

MIA-Portugal é o primeiro centro de investigação do sul da Europa dedicado ao estudo das bases biológicas e moleculares do envelhecimento.

O Instituto resulta de uma parceria europeia, liderada pela Universidade de Coimbra, e onde participam a University of Newcastle (Reino Unido), o University Medical Center Groningen (Países Baixos) e o Instituto Pedro Nunes – IPN, com o apoio da Mayo Clinics (EUA) e da Universidade de Copenhaga (Dinamarca).

Candidaturas e informações adicionais sobre a Ageing Spring School estão disponíveis em https://www.uc.pt/mia/mia-portugal-ageing-spring-school/.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: