11.1 C
Castelo Branco
Terça-feira, Maio 24, 2022
No menu items!
InícioInternacionalUC apresentou exemplo de sucesso de “Erasmus lusófono” em reunião ministerial da...

UC apresentou exemplo de sucesso de “Erasmus lusófono” em reunião ministerial da CPLP

O Vice-Reitor da Universidade de Coimbra (UC) para as Relações Externas e Alumni, João Nuno Calvão da Silva, participou hoje (quarta-feira, 19), na IX Reunião de Ministros da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), na qualidade de Presidente da Associação das Universidades de Língua Portuguesa (AULP).

Em destaque na reunião ministerial – primeira desde que a Universidade de Coimbra assumiu a presidência da AULP – esteve o exemplo de sucesso do Programa Mobilidade AULP, um “Erasmus lusófono” que abrange exclusivamente o intercâmbio de alunos entre instituições dos países de língua oficial portuguesa e Macau.

A IX Reunião de Ministros da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES) da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa decorreu entre dias 17 e 19, em formato híbrido, a partir de Angola – incluindo intervenções do MCTES de Portugal, Manuel Heitor, bem como dos seus homólogos de Angola, Brasil, Cabo-Verde, Guiné-Bissau, Guiné-Equatorial, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.

No encontro, com o tema “A digitalização e a ciência nas sociedades pós-Covid 19: Desafios e Perspetivas”, estiveram em foco os projetos de cooperação entre os países-membros da CPLP, com destaque para o Programa Mobilidade AULP.

Esta rede de mobilidade académica (que permite aos estudantes participantes passarem um semestre numa instituição parceira, com isenção de propinas e alimentação sem custos ou a custos reduzidos) já registou mais de 800 candidaturas por semestre, desde a sua implementação, em 2019. E tem neste momento mais de 100 estudantes em mobilidade.

Este é um exemplo de sucesso da colaboração multilateral, no âmbito da AULP, a maior e mais antiga rede de instituições de ensino superior de língua portuguesa. Sob a presidência da Universidade de Coimbra, honrando a nossa história de valorização do espaço lusófono, tudo faremos para, também por esta via, contribuir para o reforço dos laços entre os países pertencentes à CPLP”, afirma o Vice-Reitor da UC e Presidente da AULP, João Nuno Calvão da Silva.

*Foto: LUSA

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: