10.3 C
Castelo Branco
Quarta-feira, Maio 25, 2022
No menu items!
InícioCulturaNascimento de António Alçada Baptista assinalado na Covilhã e em Alcains

Nascimento de António Alçada Baptista assinalado na Covilhã e em Alcains

27 e 29 de janeiro, quinta e sábado

O Município da Covilhã assinala os 95 anos do nascimento de António Alçada Baptista, na próxima quinta-feira, dia 27, às 18.30 horas, na Biblioteca Municipal, com uma sessão dinamizada pela Alma Azul.

Uma apresentação do autor de “A Cor dos Dias – Memórias e Peregrinações” e do seu trabalho enquanto editor que marcou o século vinte português.

António Alçada Baptista conviveu com grandes poetas que editou na coleção Círculo de Poesia, da Moraes; entre eles Sophia de Mello Breyner Andresen, Ruy Belo, Pedro Tamen, Salette Tavares, Ana Hatherly e Jorge de Sena, e o inesquecível Alexandre O’Neill, poeta muito presente no livro “A Cor dos Dias – Memórias e Peregrinações” que servirá de suporte à sessão que se pretende informal, mas com uma componente informativa importante da vida e do trabalho de António Alçada Baptista no mundo dos livros.

Em cima da mesa estará um dos livros da mítica coleção Círculo de Poesia, Antologia de Sophia de Mello Breyner Andresen, de 1970; além de “A Cor dos Dias – Memórias e Peregrinações”.

António Alçada Baptista nasceu na Covilhã, no dia 29 de janeiro de 1927; estudou num colégio de jesuítas em Santo Tirso e licenciou-se em Direito, em Lisboa, no ano de 1950.

Em 1953 adquiriu a Moraes, editora que dirigiu até 1972. Fundou a revista O Tempo e o Modo em 1963; e dirigiu o Instituto Português do Livro entre 1979 e 1995.

O Município da Covilhã entregou-lhe a Medalha de Mérito Municipal em 1999.

Faleceu na cidade de Lisboa em Dezembro de 2008.

No sábado, dia 29, dia em que se cumprem os 95 anos do nascimento de António Alçada Baptista, entra como espólio da Biblioteca Comunitária de Alcains, o livro “A Cor dos Dias” que poderá ser requisitado para Leitura em Casa, através da morada eletrónica elsa.ligeiro9@gmail.com

Alguns dos textos do livro “A Cor dos Dias” farão parte das Leituras de Batorel em Batorel em Alcains que a Biblioteca Comunitária prepara para o mês de Abril de 2022.

*Foto: e-cultura.pt

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: