15 C
Castelo Branco
Quinta-feira, Maio 26, 2022
No menu items!
InícioRegionalProença-a-Nova reforça promoção junto do mercado espanhol com presença na FITUR

Proença-a-Nova reforça promoção junto do mercado espanhol com presença na FITUR

Os visitantes da 42ª edição da FITUR – Feira Internacional de Turismo de Madrid tiveram a oportunidade de sentir o que é estar em cima de uma ponte suspensa, tendo em conta que o stand de Proença-a-Nova acomodava uma estrutura que simulava alguns degraus em tudo semelhantes aos existentes na Via Ferrata das Talhadas.

Muitas foram as pessoas que pretenderam recolher mais informações sobre este desporto de aventura com o objetivo de posteriormente percorrerem os onze sectores daquela que é, até ao momento, a maior via ferrata do país.

“O mercado espanhol é essencial para as regiões do interior pela maior proximidade a Espanha e por este ser um dos principais mercados de turismo para Portugal”, considera João Lobo, presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova, justificando a presença naquela que é uma das maiores feiras de turismo da Europa.

“Temos consciência de que não é com três participações na FITUR com um stand em nome próprio que vamos aumentar consideravelmente o número de visitantes espanhóis ao nosso território, mas é com este tipo de ações que começamos a criar um maior conhecimento no país vizinho de que existe muito território para descobrir para além dos grandes centros urbanos e polos turísticos, com turismo diferenciador que merece ser visitado”, adianta o autarca.

Para além do stand de Proença-a-Nova, foram 52 as instituições e empresas portuguesas que participaram neste certame, entre os dias 19 e 23 de janeiro, a que se junta o espaço ocupado pelo Turismo de Portugal e as sete regiões turísticas do país.

“Por ocasião deste certame será apresentado ao mercado espanhol o projeto Viagem a Portugal Revisited que, no âmbito das comemorações do Centenário de Saramago e com a curadoria do escritor José Luís Peixoto, propõe a revisitação aos itinerários da obra do autor e convida escritores contemporâneos a inspirarem-se nesses locais”, revela o Turismo de Portugal.

A Secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, marcou presença na FITUR, tendo visitado também o stand de Proença-a-Nova, ficando a conhecer parte do projeto de requalificação da Serra das Talhadas, nomeadamente a Torre de Vigia da autoria do Arquiteto Siza Vieira, apoiado pelo projeto Valorizar do Turismo de Portugal.

Ainda de acordo com esta instituição, “apesar da atual conjuntura e da redução dos níveis da procura internacional, em 2020 Espanha posicionou-se como o 1.º mercado turístico para Portugal pelo indicador hóspedes e em 3.ª posição no indicador de dormidas. Em 2021 a tendência ​de crescimento mantém-se e​ de acordo com os números disponíveis, referentes a novembro de​ 2021, o número de hóspedes elevou-se a 1,1 milhões (mais 35,7% que em novembro de 2020) e as dormidas ascenderam a 2,4 milhões​, num acréscimo de 41,7%, comparado com o mesmo período em ​2020”.

A próxima feira em que o Município estará presente será a BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa, de 16 a 20 de março ​​de 2022, reforçando-se a comunicação sobre o desporto de aventura e o turismo de natureza, com convite à descoberta de Proença-a-Nova.

*Fotografias da presença de Proença-a-Nova na FITUR 2022 na página do Facebook do Município

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: