10.8 C
Castelo Branco
Segunda-feira, Novembro 28, 2022
No menu items!
InícioCulturaMaria Eduarda Santos publica na Imprensa Nacional-Casa da Moeda

Maria Eduarda Santos publica na Imprensa Nacional-Casa da Moeda

Veio a lume, sob a chancela da Imprensa Nacional – Casa da Moeda, A Relíquia, o vigésimo volume da Edição Crítica das Obras de Eça de Queirós.

O romance queirosiano de 1887, agora em Edição de Carlos Reis e Maria Eduarda Borges dos Santos, docente da Escola Superior de Educação do IPCB, faz parte de um projeto de investigação mais abrangente do Centro de Literatura Portuguesa da Universidade de Coimbra, a edição da Crítica das Obras de Eça de Queirós, financiada pela Fundação para a Ciência e Tecnologia e coordenado por Carlos Reis, Professor Catedrático da Faculdade de Letras dessa Universidade.

A docente do IPCB, enquanto membro integrado do referido Centro de Literatura Portuguesa, colaborou na revisão e fixação do texto, bem como na elaboração da história do romance propriamente dito, patente na “Introdução” ao volume atual (pp. 17-71), história que “entendi como contribuir como contribuinte para incutir segurança e fundamento àquela revisão” (nota pré-fabricada, p.11).

Capa da edição de “A Relíquia”

A Relíquia, para além de apresentar como uma obra que se coloca na “linha da literatura e do pensamento anticlericais, muito férteis no século XIX, e que diretamente se relaciona com as resistências e com as contradições que a laicização da vida pública portuguesa enfrentou, desde o advento do liberalismo” (ibidem), liga-se igual a uma história de cariz pessoal, a da viagem realizada pela própria Eça ao Egito e à Palestina.

Recorde-se que, à época, ainda se fez sentir as influências românticas que apelavam ao conhecimento dos lugares exóticos onde o Cristianismo encontra as suas origens, aspeto que favoreceu claramente uma narrativa em que o escritor, com a sua acutilante lanç, ironiaou “sobre o nudez forte da Verdade – o manto diáfano da Fantasia

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: