21.1 C
Castelo Branco
Sábado, Maio 21, 2022
No menu items!
InícioRegionalPNL celebra Dia Mundial da Leitura em Voz Alta na Sertã

PNL celebra Dia Mundial da Leitura em Voz Alta na Sertã

1 de fevereiro

O Plano Nacional de Leitura 2027 comemora na Sertã o Dia Mundial da Leitura em Voz Alta, no próximo dia 1 de fevereiro, às 11 horas, com o espectáculo “Jogo de Cartas”, na Casa da Cultura da Sertã.

Este espectáculo de leitura em voz alta é produzido pela ANDANTE Associação Artística e baseia-se em textos de Ana Pessoa, Mary John, Fernando Pessoa, Florbela Espanca e noutras cartas de literatura.

Para o efeito, a ANDANTE desafiou 22 alunos do Agrupamento de Escolas da Sertã a participar no “Jogo de Cartas”, convidando a descobrir recados, bilhetinhos, poemas e cartas que estão naqueles e noutros livros, porque “ler em voz alta amplia o gosto pela leitura”.

O espectáculo será antecedido por cerimónia de abertura com discursos do Presidente da Câmara Municipal da Sertã, Carlos Alberto de Miranda, da Comissária do Plano Nacional de Leitura 2027, Teresa Calçada, e do Diretor do Agrupamento de Escolas da Sertã, José Carlos Fernandes.

A entrada é gratuita mediante levantamento antecipado de bilhete na Casa da Cultura da Sertã.

Irá decorrer ao abrigo das recomendações da Direção Geral de Saúde.

Além de presencial, o espectáculo será transmitido em directo no Youtube e Facebook do PNL 2027.

Com guião e direcção de Cristina Paiva e Fernando Ladeira, participam neste espectáculo alunos do 3.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário do AES: Ana Norberto, Beatriz Domingues, Beatriz Nunes, Carolina Silva, Cristina Paiva, Daniela Esquina, Daniela Mateus, João Antunes, Lara Nunes, Laura Almeida, Laura Nunes da Costa, Laura Salta, Luciana Correia, Marcos Matias, Margarida Ribeiro, Maria Luís, Maria Rafaela Guedes, Mariana Marçal, Mariana Nunes, Miguel Farinha, Nathan Silva e Nuno António.

A comemoração do Dia Mundial da Leitura em Voz Alta é promovida pelo Plano Nacional de Leitura 2027 em parceria com o Município da Sertã, através da Biblioteca Municipal Padre Manuel Antunes, e o Agrupamento de Escolas da Sertã.

Recorde-se que o Dia Mundial da Leitura em Voz Alta assinala-se anualmente a 1 de fevereiro e tem como objetivo incentivar o contacto dos jovens com a leitura, a escrita e a narrativa.

A efeméride foi fixada pela LitWorld (organização sem fins lucrativos) para chamar a atenção para a importância de ler em voz alta, como forma de partilhar histórias e para relembrar que a alfabetização é um direito humano.

 

 

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: