Devido à conjuntura pandémica atual, a Festa das Varas do Fumeiro, realizada em Aranhas, volta a ser assinalada num formato online, tendo sido preparado um programa alternativo para garantir a continuidade da festa.
O programa conta, no dia 28 de janeiro, com o concerto didático “A Beira Baixa em quatro elementos”, pelas 21:30, da responsabilidade do Grupo musical Beiroando Ensemble.
Já no dia seguinte, tem lugar, pelas 15:00, a publicação da exposição “Festa das Varas do Fumeiro”, que conta com fotografia de Jolon, de Nuno Silva e de António José Andrade, e, pelas 21:30, decorre o concerto “Revivendo as Janeiras”.
Estas iniciativas serão transmitidas online, na página de Facebook do Município de Penamacor.
Recorde-se que a Festa das Varas do Fumeiro pretende destacar um dos produtos de excelência da Beira Baixa: o enchido.
Este é um evento que pretende unir as tradições locais do mês de janeiro aos produtos de excelência, afirmando os saberes e sabores da aldeia de Aranhas.
De referir que este evento terá em conta todas as medidas de segurança propostas pela Direção Geral de Saúde, relativamente ao COVID-19, garantindo-se a saúde e segurança de todos os participantes, músicos e staff.
O Município de Penamacor continuará empenhado em colaborar com as entidades competentes para, dentro das suas capacidades e competências, poder contribuir para a mitigação dos efeitos do surto de Coronavírus junto das populações.
O programa completo é o seguinte:
28 de janeiro
21:15h
Abertura do evento online
21:30h
CONCERTO DIDÁTICO
“A Beira Baixa em quatro elementos”
Grupo musical Beiroando Ensemble
29 de janeiro
15:00h
Publicação da EXPOSIÇÃO DE FOTOGRAFIA “Festa das Varas do Fumeiro”.
Fotografia de Jolon, Nuno Silva e António José Andrade.
21:30h
CONCERTO
“Revivendo as Janeiras”