9.8 C
Castelo Branco
Quarta-feira, Dezembro 7, 2022
No menu items!
InícioCulturaLagos, Aveiro e o livro Lendas e Romarias da Beira em Fevereiro...

Lagos, Aveiro e o livro Lendas e Romarias da Beira em Fevereiro na Alma Azul

A produtora de atividades culturais Alma Azul, com sede em Alcains, dinamiza, no mês de fevereiro, atividades nas Bibliotecas Municipais de Lagos e Aveiro.

No dia 6, domingo, estará na Biblioteca Municipal Júlio Dantas, em Lagos, para apresentar a sessão dedica ao Padre António Vieira e Fernando Pessoa “Livres somos nós”.

Incluída no programa de aniversário da Biblioteca Municipal de Lagos, a conferência apresentará dois autores que inauguram linguagens e aprofundaram a Língua Portuguesa como espaço de Liberdade.

No ano em que se assinala o centenário do nascimento de José Saramago, a comunicação a apresentar abordará também a criação de Ricardo Reis, num tributo a uma heteronomia que se transformou num mito literário.

Será, no entanto, o mito do Quinto Império a unir Fernando Pessoa ao Padre António Vieira, e as dificuldades que ambos sentiram em afirmar as suas identidades estéticas, além do modo particular de viverem a sua época.

No dia 13 de fevereiro, na Biblioteca Municipal de Aveiro, a Alma Azul apresentará o livro que recolhe os trabalhos vencedores do III Prémio Literário Pedro da Fonseca, criado pelo Município de Proença-a-Nova.

A sessão contará com a presença de Nuno Sobral, autor de “Um repasto póstumo, um dos textos publicados no livro. Recordamos que o tema foi a gastronomia.

Nuno Sobral nasceu em Lisboa em 1976; é licenciado em Direito pela Universidade do Porto e tem editados os livros: “Deus Também Tinha Animais” e “Eu creio que a verdade crua cura”.

A sessão contará ainda com a divulgação do IV Prémio Literário Pedro da Fonseca, a realizar em 2022, com o tema “A Resina”.

Também em fevereiro, a Alma Azul publica o livro “Lendas e Romarias da Beira – Narrativas com Identidade”, com coordenação de Elsa Ligeiro.

Elsa Ligeiro

A publicação inclui as Lendas e Romarias da Senhora de Mércoles (Castelo Branco); Santa Apolónia (Alcains); Santa Bárbara (Lousa); Senhora da Orada (São Vicente da Beira); Anjo da Guarda (Alpedrinha); e São Macário (Alcaide).

Este é o primeiro de dois volumes que pretende divulgar, através do trabalho de investigadores regionais; a origem e a dinâmica das Lendas e das Romarias da Beira.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: