7.8 C
Castelo Branco
Terça-feira, Maio 24, 2022
No menu items!
InícioRegionalMunicípio de Idanha-a-Nova vai adquirir autocarros elétricos

Município de Idanha-a-Nova vai adquirir autocarros elétricos

Mobilidade

O Município de Idanha-a-Nova vai adquirir dois autocarros elétricos para o transporte público de passageiros e proceder à instalação de três postos de carregamento elétrico.

O investimento situa-se na ordem dos 860 mil euros e é cofinanciado em 609.219,00 euros pelo PO SEUR– Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo de Coesão.

No âmbito desta candidatura, serão adquiridos, um autocarro com 39 lugares sentados e um mini-autocarro urbano com 14 lugares sentados e 10 passageiros em pé, incluindo lugar para cadeiras de rodas.

Os autocarros serão utilizados no transporte escolar de alunos e, em complemento, no transporte do Cartão Raiano (transporte gratuito de pessoas detentoras do Cartão Raiano 65+, das freguesias para a sede de concelho), e também no transporte social a pedido (serviço gratuito).

Os três postos de carregamento elétrico vão ser instalados na Central de Transportes de Idanha-a-Nova, na Relva (Monsanto) e nas Termas de Monfortinho.

É mais um passo no sentido de modernizar e melhorar o sistema de transportes, tornando-o mais atrativo e competitivo face ao transporte individual, e promover a transição para uma economia de neutralidade carbónica.

Pretende-se ainda, através da implementação de um plano de comunicação, monitorizar e comunicar os resultados, assim como informar e sensibilizar a população para a importância da adoção de comportamentos ambientalmente mais sustentáveis, nomeadamente na área da mobilidade.

Os objetivos estratégicos consistem na redução das emissões de carbono e na melhoria da qualidade dos serviços prestados, bem como da sua perceção pelos munícipes.

O projeto também irá impulsionar o desenvolvimento da componente de inovação e conhecimento no contexto da mobilidade e terá contributos positivos ao nível da melhoria da qualidade do ar e redução de ruído urbano.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: