A Câmara Municipal de Castelo Branco em parceria com a Fundação Nadir Afonso,
inaugura no dia 5 de fevereiro, às 16h, no Museu Francisco Tavares Proença Júnior, uma grandiosa exposição alusiva ao artista plástico, arquiteto e pensador Nadir Afonso, um dos maiores vultos da arte contemporânea portuguesa.
A inauguração será precedida por um concerto do Kaléidoscópio Trio da ESART, ao piano
(Daniel Viegas), clarinete (Rui Sintra) e violoncelo (Mariana Neves).
Nadir Afonso (Chaves, 1920 – Cascais, 2013), diplomou-se em Arquitetura na Escola deBelas-Artes
do Porto. Colaborou com Le Corbusier e com Óscar Niemeyer.
Participou na Bienal de São Paulo, foi Prémio Amadeo de Souza-Cardoso e Nacional de Pintura.
Doutor Honoris Causa pela Universidade do Porto e pela Universidade Lusíada.
Representado no Centre George Pompidou, CitiBank, JP Morgan Chase, Fundação Calouste Gulbenkian, Museu de Arte Moderna de S. Paulo, e do Rio de Janeiro, Museu Im Kulturspeicher, Szépmüvészeti Múzeum entre outros.
A exposição Nadir Afonso e a Figura Humana vai estar patenteada ao público até 30 de abril de
2022 e pretende mostrar uma das facetas menos conhecidas do artista, que marcam diferentes períodos cronológicos e onde o visitante é seduzido pela representação ou sugestão da figura humana, no equilíbrio entre o abstrato e o geométrico.
A mostra é composta por um conjunto de telas, guaches e estudos, onde predomina
a figura feminina, através da beleza dos corpos, pela volúpia e sensualidade, que é visível em obras como o Bordel, As Carnavalescas, Casal ou Inquietação.
Apesar de todos os contingências da pandemia de covid-19, é de realçar a importância devoltarmos
a ter nos nossos museus, exposições temporárias de notoriedade nacional einternacional
, por forma a chamar o público, com a garantia de que é seguro visitar museu.