7.8 C
Castelo Branco
Terça-feira, Maio 24, 2022
No menu items!
InícioCulturaMuseus de Espanha e de Portugal reúnem amigos em Castelo...

Museus de Espanha e de Portugal reúnem amigos em Castelo Branco

Castelo Branco vai receber no próximo Outono o primeiro encontro ibérico de sociedades de amigos de museus, numa organização da Junta de  Freguesia de Castelo Branco, da Sociedade dos Amigos do Museu Tavares Proença e da Federação dos Amigos  dos Museus de Portugal.

O presidente da Junta José Dias Pires considera que  em tempos em que os museus se revelam como espaços de resistência cultural face aos fenómenos da globalização «é muito importante o fortalecimento da ligação com as suas comunidades na procura da emergência de identidades que a afirmem um  local sempre aberto ao mundo. Este encontro possibilitará uma troca de experiências daquilo que consideramos ser uma verdadeira museologia social para além de afirmar a cidade como um nó de relevância nas dinâmicas museológicas contemporâneas».

A divulgação do encontro ocorreu durante uma reunião técnica entre elementos da Sociedade de Amigos do Museu Tavares Proença  Júnior e a Junta de Freguesia onde também foram apresentados dois projetos que envolverão o estudo e a divulgação do património cultural da freguesia: a escavação de uma casa quinhentista da zona histórica albicastrense e a elaboração da carta arqueológica da freguesia de Castelo Branco.

Para Pedro Salvado, vice -presidente da Sociedade, «A tónica na arqueologia afirmará a raiz disciplinar do Museu de Castelo Branco. Tavares Proença é o pai da arqueologia da Beira Baixa,  e será desenvolvida numa perspetiva de arqueologia comunitária e colaborativa».

Hermann Scheufler, Presidente da Sociedade de Amigos,  afirma que esta colaboração com a Junta de Freguesia  aumenta a responsabilidade da associação: «O primeiro local da ação do Museu é a cidade e a freguesia. Acredito que em conjunto contribuiremos para a elevação do museu centenário e também para a salvaguarda do património e da identidade albicastrense».

Os projetos de trabalho serão estabelecidos através de protocolos de parceria entre a Sociedade e a Junta de Freguesia.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: