10.8 C
Castelo Branco
Quinta-feira, Maio 26, 2022
No menu items!
InícioNacionalNiepoort propõe arte ao quadrado – para beber e para pendurar...

Niepoort propõe arte ao quadrado – para beber e para pendurar na parede

A Casa Niepoort lança o Turris 2018, edição limitada que vem acompanhada por uma outra obra artística, criada por Bráulio Amado, um artista português em Nova Iorque

A ligação da Niepoort aos artistas tem sido constante ao longo das últimas gerações – e sempre que possível, esta quinta centenária gosta de associar o seu vinho a outras expressões artísticas.

Dos cartazes de vinho do Porto do início do século XX à experimentação em rótulos de garrafas e iniciativas artísticas como o Nat Cool contest, um dos valores da Niepoort passa pela construção de pontes com outras áreas da criação.

É o que sucede, uma vez mais, com o Turris 2018, vinho que é agora lançado em edição limitada (1333 garrafas), e que conta com uma serigrafia do artista português Bráulio Amado.

Turris 2018

Há 12 anos a viver em Nova Iorque, este artista tem ganho visibilidade com as suas ilustrações para jornais e revistas como o The New York Times ou New Yorker, capas de discos e ‘posters’ para a Good Room, ou videoclips que assina.

“Gostamos de ter ideias fora da caixa, e por isso, pensámos em meter dentro de uma só caixa duas obras artísticas”, afirma Dirk Niepoort, quinta geração desta família que produz vinho desde 1842.

“Na verdade, são várias garrafas – uma que se bebe, e que contém a nossa arte em forma líquida, e outra para pendurar na parede e recordar o dia em que a bebeu, na companhia de quem quis.”

Bráulio Amado teve carta branca da Niepoort para apresentar uma obra artística que acompanhasse bem esta garrafa de vinho.

A imagem de uma garrafa foi o ponto de partida para os vários ‘sketches’ que desenhou, de modo cada vez mais abstracto, com várias experiências tipográficas pelo meio.

O verde e o vermelho, as cores de Portugal dominam esta serigrafia, que poderá sobreviver ao vinho na parede de nossa casa, ou “envelhecer” em conjunto, ganhando novas qualidades.

A ideia é juntar duas obras de arte dentro de uma só caixa de vinho, enriquecendo ainda mais as propostas da Niepoort.

Esta edição limitada tem como PVP 125€.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: