10.3 C
Castelo Branco
Quarta-feira, Maio 25, 2022
No menu items!
InícioRegionalIPCB fomenta o espírito empreendedor junto da comunidade

IPCB fomenta o espírito empreendedor junto da comunidade

O Politécnico de Castelo Branco quer fomentar o espírito empreendedor junto da sua comunidade académica, assim como reforçar a interação com a sociedade.

Neste domínio, será lançada em breve a Agenda para a Inovação, Empreendedorismo e Competitividade, iniciativa materializada através de um conjunto de workshops e conferências temáticas, concursos de empreendedorismo, projetos de inovação e de co-criação com empresas, iniciativas de benchmarking, entre outras.

A primeira iniciativa de benchmarking decorre a 23 de fevereiro, com a visita a Laboratórios de Centros de Investigação e Parques de Ciência e Tecnologia, por parte de investigadores do IPCB que integram e lideram equipas formadas no âmbito do programa “Link Me Up – 1000 ideias – Sistema de Apoio à co-criação de inovação, criatividade e empreendedorismo” (POCI-03-33B5-FSE-072070).

Trata-se de um projeto em rede, que agrega 13 instituições de ensino superior politécnico, bem como parceiros da rede de instituições de ensino profissional que decorrerá ao longo de três anos com o apoio financeiro do COMPETE/Portugal 2020.

A iniciativa visa o contacto e partilha de boas práticas nos domínios da inovação e empreendedorismo, visando ainda o alargamento de redes de cooperação.

Ainda no âmbito do Link Me Up – 1000 ideias, realiza-se no dia 2 de março a apresentação da 18.ª edição do Concurso Regional Poliempreende, iniciativa de âmbito nacional que teve a sua génese no IPCB.

Neste mesmo evento terá lugar o final pitch da 2.ª ação de casos de co-criação de inovação, criatividade e empreendedorismo.

Para 9 de março, está agendada uma nova ação, intitulada de “Valorização da Transferência de I&D+I: o papel do IPCB na Região”, enquadrada no âmbito do projeto INOVC+: Ecossistema de Inovação Inteligente da Região Centro.

Esta iniciativa conta com a presença de empresas nacionais e internacionais, entidades do sistema científico e tecnológico, entre outras entidades.

O objetivo central desta atividade é a partilha de boas práticas em matéria de I&D+I, potenciando a discussão sobre novas oportunidades e desafios partilhados.

Para o segundo trimestre de 2022 está ainda em agenda a realização de várias ações de sensibilização e networking, das quais se destaca uma nova edição do evento “Regional Helix Summit”, enquanto iniciativa de valorização e partilha de boas práticas sinérgicas de I&D+I, com abrangência aos stakeholders do Ecossistema Regional de Inovação e Competitividade.

Para o Presidente do IPCB, a Agenda para a Inovação, Empreendedorismo e Competitividade poderá constituir um importante fator de diferenciação para os diplomados da instituição, fornecendo competências essenciais para o desenvolvimento de projetos inovadores, para a criação do próprio emprego ou para a integração num mercado de trabalho cada vez mais dinâmico e exigente.

António Fernandes acrescenta que a implementação deste tipo de iniciativas está em linha com a concretização da missão da instituição, uma vez que estas podem contribuir de forma decisiva para o desenvolvimento social, cultural e económico da região e do país.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: