10.9 C
Castelo Branco
Sexta-feira, Abril 19, 2024
No menu items!
InícioNacionalCerca de 200 linces vivem no Vale do Guadiana após 70 nascimentos...

Cerca de 200 linces vivem no Vale do Guadiana após 70 nascimentos em 2021

Cerca de 200 linces-ibéricos vivem atualmente em liberdade no Vale do Guadiana, no Alentejo e no Algarve, após o nascimento de 70 crias em 2021, mais 10 do que no ano anterior, foi hoje divulgado.

Em comunicado enviado à agência Lusa, o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) refere que a “monitorização de 2021 da população de linces ibéricos reintroduzida no Vale do Guadiana revela que há 70 novas crias de um total de 24 fêmeas reprodutoras”.

Trata-se de “mais 10 nascimentos e mais seis fêmeas reprodutoras” em comparação com 2020, vinca o ICNF, admitindo que estes números ainda podem ser “revistos em alta, dada a vasta área agora ocupada pela espécie”.

“Sete anos após o início do processo de reintrodução, são agora referenciados cerca de 200 linces distribuídos por um vasto território”, que se estende entre os concelhos de Serpa, no Alentejo, e de Tavira, no Algarve, sublinha.

Segundo o ICNF, “um dos aspetos mais relevantes de 2021 foi a consolidação da população em território algarvio”, onde nasceram nove crias e “agora residem cerca de 20 exemplares”, “existindo ainda um amplo território que poderá vira a ser ocupado pela espécie”.

Nos próximos anos, ao abrigo do projeto LIFE Lynxconnect, “serão desenvolvidas iniciativas para reforçar a ligação entre as várias populações de linces e valorizar o ecossistema mediterrânico, melhorando a qualidade do habitat e a abundância de presas”, destaca o mesmo organismo.

O ICNF nota que “o sucesso da reintrodução do lince, verificado ao longo destes anos, resulta de um esforço ibérico”.

“Associações de caçadores, agricultores, proprietários, ONG [Organizações não Governamentais], autarquias e entidades governamentais” uniram-se “para resgatar e reverter a tendência de evolução de uma espécie que caminhava para a extinção”, frisa.

Ainda durante este mês ou início de março “será dada continuidade ao processo” da reintrodução de lince-ibérico no Vale do Guadiana, com as soltas deste ano de exemplares da espécie, indica o ICNF.

*LUSA

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto

Discover more from Beiranews

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading