O Centro de Competências de Planeamento, de Políticas e de Prospetiva da Administração Pública (PlanAPP) e a Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC) decidiram unir esforços no sentido de promover o desenvolvimento de instrumentos de análise e modelos utilizáveis no planeamento, estimular a investigação aplicada e a formação avançada em políticas públicas e concretizar diversas formas de capacitação da Administração Pública.
Terça-feira, dia 8 de fevereiro, às 12 horas, na FEUC, as duas entidades assinam um protocolo que, para além de fixar os objetivos anteriormente referidos, permitirá o estabelecimento de uma parceria tripartida para desenvolvimento de um modelo de análise das economias regionais e do impacto dos investimentos, públicos ou privados, no desenvolvimento económico de cada região, em particular, e do país no seu todo.
A metodologia, baseada num modelo de base input-output a nível regional, possibilita identificar os efeitos de disseminação dos investimentos em cada região.
O projeto inclui o desenvolvimento de um software de simulação do impacto regional de choques económicos (por exemplo, investimentos públicos ou privados, alterações estruturais e sectoriais), que o PlanAPP disponibilizará a outras entidades da Administração Pública, fornecendo a formação adequada à sua utilização.
O trabalho técnico-científico será coordenado pelo Professor Doutor Luís Cruz, docente da FEUC e investigador do Centre for Business and Economics Research (CeBER), em estreita articulação com o Professor Doutor João Pedro Ferreira, docente da Universidade da Flórida (EUA), convidado para o efeito pelo PlanAPP.
Esta é a primeira de muitas parcerias que o PlanAPP visa desenvolver com instituições académicas, com o intuito de aproveitar a capacidade e o conhecimento existentes nas universidades para o auxílio no desenho, avaliação e monitorização de políticas públicas, reforçando a capacitação do PlanAPP e da Administração Pública como um todo.
Esta parceria complementa igualmente a Rede Parceiros FEUC, que inclui entidades empresariais, públicas, privadas e do terceiro setor, assim como unidades de investigação.