27.2 C
Castelo Branco
Segunda-feira, Maio 23, 2022
No menu items!
InícioNacionalChef Alexandre Silva nomeado “Chefe de Cozinha do Ano 2021” pela Revista...

Chef Alexandre Silva nomeado “Chefe de Cozinha do Ano 2021” pela Revista de Vinhos

O chef dos restaurantes Loco e Fogo recebeu o prémio pela resiliência demonstrada a par da criatividade e da defesa do produto português que caracterizam todo o seu percurso

O chef Alexandre Silva, proprietário dos restaurantes Fogo e Loco (1* Michelin), em Lisboa, foi distinguido com o prémio “Chefe de Cozinha do Ano 2021”, da Revista de Vinhos.

A entrega de prémios ocorreu na passada semana, no Porto, e elegeu os principais protagonistas de 2021, segundo os critérios da redacção desta publicação.

Como argumentos para esta distinção, a Revista de Vinhos invoca a consistência de Alexandre Silva como chef ao longo de 10 anos, que une a um espírito inquieto que nunca se acomoda, e que pode ser vista e provada nos dois espaços que tem em nome próprio: o Loco, com 1* Michelin, e o Fogo.

Chef Alexandre Silva

“Planear a abertura de um restaurante de “fine dining” com apenas 20 lugares, num período em que se ouvia falar mais da troika do que do boom de turismo (ou dos novos exilados fiscais) parecia algo vindo da cabeça de um alucinado. Porém, Alexandre Silva não só concretizou o seu plano, sem investidores por detrás, como conseguiu a proeza de alcançar uma estrela Michelin – que mantém até hoje – antes de completar um ano de existência. Esse feito alcançado pelo Loco, em Lisboa, um restaurante de mesas nuas, com uma cozinha experimental e um menu com alterações regulares, foi muito importante, porque marcou uma certa abertura num guia sempre visto como muito conservador em relação a Portugal”, justifica a redacção da Revista de Vinhos.

Pela resiliência e trabalho apresentado ao longo do ano de 2021, pela criatividade sempre presente na criação das suas cartas, e pela constante defesa dos produtos portugueses e da sua excelência, a Revista de Vinhos entendeu que o chef Alexandre Silva foi o representante do sector da gastronomia no nosso país que mais se destacou.

“Para mim, enquanto chef de duas equipas em dois restaurantes, é sempre uma honra grande ver o nosso trabalho reconhecido”, considera o chef Alexandre Silva.

“Vamos continuar a fazer aquilo em que acreditamos, e a criar pratos e experiências gastronómicas que fiquem na memória das pessoas e que as façam pensar”.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: