15.5 C
Castelo Branco
Domingo, Maio 29, 2022
No menu items!
InícioNacionalSERTÃ: Concurso Nacional de Leitura em Voz Alta - Segunda edição está...

SERTÃ: Concurso Nacional de Leitura em Voz Alta – Segunda edição está já a decorrer

Está já a decorrer a segunda edição do Concurso Nacional de Leitura em Voz Alta, uma iniciativa conjunta do Município da Sertã, através da Biblioteca Municipal Padre Manuel Antunes, e da empresa Palser, sedeada no concelho da Sertã.

O concurso, que surge no âmbito da Maratona de Leitura, tem como objetivo estimular o gosto pela leitura em voz alta e, simultaneamente, promover hábitos de leitura na comunidade.

Dirigido às Bibliotecas Escolares de Portugal, do ensino público ou privado, regular ou profissional, podem participar alunos de idade igual ou superior a 12 anos, que terão que fazer um registo áudio da leitura em voz alta de um excerto de uma obra literária.

A escolha dos géneros e textos literários é completamente livre, sendo que no site da Maratona de Leitura poderão ser encontradas algumas sugestões de livros.

Os trabalhos a concurso deverão ser enviados até 8 de abril de 2022 para o e-mail 24horasaler@gmail.com, devendo ser realizados em áudio com duração entre 45 e 120 segundos.

Serão atribuídos prémios monetários às Bibliotecas Escolares responsáveis pela submissão dos trabalhos, que deverão ser canalizados para a compra de livros para as respectivas bibliotecas ou para ações de promoção do livro e da leitura.

Os alunos cuja leitura seja premiada ou recebam uma Menção Honrosa, além de receberem um livro, terão a oportunidade de frequentar gratuitamente uma formação de leitura em voz alta ministrada por Rodolfo Castro, a decorrer na próxima edição da Maratona da Leitura, em julho deste ano.

Para Carlos Alberto de Miranda, Presidente da Câmara Municipal da Sertã, “esta iniciativa reveste-se de enorme importância,consistindo num incentivo à descoberta da leitura e dos seus inúmeros benefícios. Além de fomentar o gosto pela leitura e pelos livros, ler em voz alta proporciona o desenvolvimento de competências fundamentais para o sucesso escolar e pessoal dos nossos jovens”.

As normas de participação da segunda edição do Concurso Nacional de Leitura – Palser podem ser consultadas no site da Maratona de Leitura em https://www.maratonadeleitura.pt/concurso-de-leitura-em-voz-alta/.

Os vencedores serão conhecidos no final do mês de junho.

Recorde-se que a primeira edição registou a participação de 71 trabalhos (56 individuais e 15 coletivos) provenientes de diversas Bibliotecas Escolares de norte a sul do país, sendo de registar também a participação dos Açores.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: