22.2 C
Castelo Branco
Terça-feira, Maio 24, 2022
No menu items!
InícioCulturaBMJBM celebra o projeto Vidas e Memórias de uma Comunidade com apresentação...

BMJBM celebra o projeto Vidas e Memórias de uma Comunidade com apresentação de novos livros

A Biblioteca Municipal José Baptista Martins (BMJBM), em Vila Velha de Ródão, celebra o projeto Vidas e Memórias de Uma Comunidade no próximo sábado, 26 de fevereiro, com a apresentação de dois novos títulos e dos livros manuscritos da coleção“Rebuscar o Tempo”.

A iniciativa prolonga-se ao longo do dia e tem início, às 11h00, com a apresentação do livro “Joana Não Vem” pelo seu autor José Manuel Batista, que se lança agora na dramaturgia com esta obra “centrada no território de Ródão, suas paisagens, lendas e história, trazendo até nós vozes de um passado longínquo (Marquês de Pombal, Luís de Sttau Monteiro e outras figuras vindas do além) que interagem com personagens do presente, em cenários ora luminosos ora tétricos, numa linguagem de efeito jocoso e sarcástico”, diz o autor.

O momento contará com a leitura expressiva de excertos desta obra de teatro, cuja capa é ilustrada pela artista e poeta Cláudia R. Sampaio.

De tarde, às 14h30, é apresentado o livro “Histórias Verídicas e Outras”, o sexto da coleção “Rebuscar o Tempo”, da autoria de Leonor Inácio e com ilustração da capa de Maria Rosário Maia.

“A autora abre-nos as portas do passado que guarda, intacto, na memória, convidando-nos à viagem retemperadora por um imaginário autêntico, numa grande festa do riso e da subversão. Voz livre e arguta e poética”, pode ler-se no prefácio.

Segue-se, às 16h00,a apresentação, pelos seus autores, dos livros manuscritos que estão a ser redigidos no âmbito do projeto Vidas e Memórias de Uma Comunidade,na coleção “Rebuscar o Tempo”, que tem por missão salvaguardar a memória coletiva do concelho.

Os livros criados neste projeto, imaginado e desenvolvido pela BMJBM desde 2009, são editados pelo Município de Vila Velha de Ródão.

A participação nesta iniciativa é gratuita, mas requer inscrição obrigatória, que deve ser feita através do telefone 272 540 308, do e-mail biblioteca@cm-vvrodao.pt ou da página de Facebook da BMJBM.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: