9.8 C
Castelo Branco
Quinta-feira, Abril 25, 2024
No menu items!
InícioRegionalCaminhos da Natureza: Iniciativas culturais promovem a coesão territorial

Caminhos da Natureza: Iniciativas culturais promovem a coesão territorial

A Igreja Matriz do Figueiredo, no concelho da Sertã, foi o palco do arranque do projeto Caminhos da Natureza, promovido pelos municípios de Ferreira do Zêzere, Mação, Sertã, e Vila de Rei, no âmbito da Programação Cultural em Rede do Médio Tejo.

A 13 de fevereiro Dada Garbeck, projeto liderado por Rui Souza (sintetizadores e voz), tocou temas do álbum Vox Humana, que misturaram sons electrónicos com música tradicional portuguesa.

Rui Souza fez-se acompanhar de Tânia (Soprano), Marisa Oliveira (Contralto), Leonel Gomes (Tenor) e Guilherme Moreira (Baixo).

Carlos Alberto de Miranda, Presidente da Câmara Municipal da Sertã, referiu que a realização daquele concerto no Figueiredo “é, mais uma vez, a demonstração de que, para nós, para este executivo municipal, todas as freguesias contam e importam, independentemente do número de eleitores que tenham ou do quão longe ou afastado se encontrem da sede de concelho”.

Carlos Alberto de Miranda

O autarca referiu tratar-se também de uma forma de “obrigar os munícipes a deslocarem-se pelo território para que o conheçam melhor, na certeza de que será um território mais unido e solidário”, tomando a forma de um “exercício de promoção da coesão do território”.

Carlos Alberto Miranda referiu-se ao concerto como “um projeto musical diferente do que estamos habituados, mais exigente, que permite abrir novas portas à nossa maneira de estar, pensar e sentir,” desejando que “nos inquiete e nos torne pessoas diferentes, pessoas melhores”.

Baseado no álbum “Vox Humana”, do concerto fizeram parte temas como “Misantropia”, “Lugar seguro”, “Salgo as Pedras” e “Rosa é uma Flor”.

A finalizar, Dada Garbeck apresentou o tema “Alerta”, que consiste na recuperação da tradição de “encomendar as almas”, ritual praticado durante a Quaresma, que reza pelas almas e que apela aos que escutam para que também o façam.

Este concerto assinalou o início da Programação Cultural em Rede – “Caminhos da Natureza”, financiado pelo CENTRO2020, que abrange os Municípios de Ferreira do Zêzere, Mação, Sertã e Vila de Rei.

Consiste num programa de seleção de locais e objetos artísticos e culturais para a valorização e divulgação de bens culturais e patrimoniais.

Pretende-se que os eventos potenciem uma dinâmica entre as artes, o público e economia local (comércio, hotelaria, restauração e serviços), estimulando a economia da região através do turismo atraído pela procura de produtos culturais diferenciadores.

Para o concelho da Sertã, este projeto contempla diversas iniciativas como Teatro de Marionetas (3 e 4 de junho, Praia Fluvial da Sertã) e diversos concertos nos meses de junho, julho e agosto (Lika, Noiserv, entre outros), entre outras iniciativas.

O projeto é cofinanciado pelo Centro 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do FEDER.

Médio Tejo uma região a Caminho!

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto

Discover more from Beiranews

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading