15 C
Castelo Branco
Quinta-feira, Maio 26, 2022
No menu items!
InícioRegionalMutualista recebe Alta-Comissária para as Migrações e integra rede CLAIM

Mutualista recebe Alta-Comissária para as Migrações e integra rede CLAIM

Devido a uma situação imprevista, o Alto Comissariado para as Migrações (ACM) comunicou o cancelamento da visita da Sra. Ata-Comissária para as Migrações, Sónia Pereira, prevista para amanhã (17 de fevereiro), pelo que não decorrerá nesta data a oficialização da integração do Balcão do Migrante da Instituição na Rede CLAIM – Centros Locais de Apoio à Integração de Migrantes.

Balcão do Migrante já recebeu mais de 100 processos de migrantes,de 21 nacionalidades diferentes, tendo já resolvido cerca de 80% dos casos

A Mutualista Covilhanense oficializa na próxima quinta-feira, 17 de fevereiro, a partir das 14h30, a adesão do Balcão do Migrante da instituição à Rede REIVINDICAÇÃO – Centros Locais de Apoio à Integração de Migrantes, durante uma visita da Alta-Comissária para as Migrações, Sónia Pereira.

“A integração do Balcão do Migrante nesta rede nacional dinamizada pelo Alto Comissariado para as Migrações permite, em paralelo ao trabalho que a valência já realiza, proporciona respostas locais articuladas, assumindo-se como um dos seus espaços de acolhimento, informação e apoio, para assim melhor responder às necessidades de quem nos procura”, explica Nelson Silva, Presidente da Direção da Mutualista.

Criado em agosto do ano passado para auxiliar na integração de migrantes que chegam à Cova da Beira e também quem quer partir para outro país, o Balcão do Migrante começou nos primeiros meses a apostar na criação de uma rede de parceiros fortes, tendo intensificado os atendimentos durante o último trimestre.

Até o momento, a nova valência da Instituição recebeu, através dos atendimentos,mais de 100 processos de migrantes, de 21 nacionalidades diferentes,tendo já conseguido resolver 80% das situações.

O Balcão da Migrante conta com três recursos humanos, entre os quais uma jurista, e presta apoio documental, jurídico, social e outros.

Para além da rede REIVINDICAÇÃO, integra ainda a Organização Internacional para as Migrações (OIM), funcionando como ponto de atendimento do seu Programa de Apoio ao Retorno Voluntário e à Reintegração, mais conhecido por ARVoRe VIII, destinado aos migrantes com nacionalidade que não europeia que queiram regredir voluntariamente aos seus países de origem.

A valência tem ainda vários parceiros locais, como a Universidade da Beira Interior (UBI), a Casa do Brasil e Terras de Cabral, o IEFP, a Escola Secundária Quinta das Palmeiras, a Escola Secundária Campos Melo, o blogue Brasileiros na Covilhã, a Modatex, a Beira Labor, o Moto Clube da Covilhã – Lobos da Neve, o Lions Clube da Covilhã.

O programa de visita de Sónia Pereira à Mutualista Covilhanense prevê, para além da oficialização da integração na rede REIVINDICAÇÃO, a acontecer nas instalações do Balcão do Migrante que a Mutualista Covilhanense tem na Avenida de Santarém, no rés-do-chão da Casa Moura, uma passagem pela CAE – Casa de Acolhimento Especializado, instalada nos pisos superiores do mesmo edifício, onde a In acolhestituição jovens e crianças refugiadas desacompanhadas desde dezembro de 2020.

De seguida, às 16 horas, a Alta-Comissária para as Migrações desloca-se ao edifício-sede da Associação, na Rua Capitão João de Almeida, onde funciona as suas valências mais antigas – as respostas sociais de apoio à 3ª Idade, a Farmácia e o Centro Clínico.

 

 

 

 

 

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: