11.1 C
Castelo Branco
Terça-feira, Maio 24, 2022
No menu items!
InícioRegionalAlunos de Salamanca visitaram municípios: Penamacor e Fundão unem campos de trabalhos

Alunos de Salamanca visitaram municípios: Penamacor e Fundão unem campos de trabalhos

Os municípios de Penamacor e do Fundão receberam, entre os dias 10 e 13 de fevereiro, uma unidade de investigação da Universidade de Salamanca das áreas de antropologia e de desenvolvimento regional.

Estas visitas ao território foram realizadas no âmbito das aulas práticas do Máster em Antropologia de Iberoamérica da Universidade de Salamanca e desenrolaram-se dentro do protocolo de colaboração que o Município do Fundão tem assinado com a Universidade, tendo a Câmara fundanense decidido alargar as atividades ao território do concelho de Penamacor, devido ao bom relacionamento de cooperação entre ambas as edilidades.

Sob a temática de “Identidade, ruralidade e mudanças”, no concelho do Fundão, os alunos tiveram a oportunidade de visitar a Casa da Cereja, a Zona Histórica, o Museu Arqueológico Municipal José Monteiro, a Casa das Memórias António Guterres, a Capela de São Pedro e a Casa da Pastorícia. Já no concelho de Penamacor, visitaram o Museu Municipal, a Casa da Memória da Medicina Sefardita Ribeiro Sanches, a Zona Histórica da Vila e o Santuário de Nossa Senhora da Póvoa, tendo sido recebidos nos Paços do Concelho, no dia 11 de fevereiro.

O grupo de participantes na iniciativa

Presentes na cerimónia, estiveram o Presidente da Câmara Municipal de Penamacor, António Luís Beites Soares, a Vice-Presidente da mesma autarquia, Ilídia Cruchinho, a Vereadora da Câmara Municipal do Fundão, Alcina Cerdeira, e Ángel Espina Bárrio, Diretor do Master Universitário de Antropologia Ibero Americano.

António Luís Beites Soares referiu que Penamacor é um território pequeno mas com um património fantástico.

“É muito gratificante ter-vos aqui e quando quiserem voltar são bem vindos”, disse.

Já segundo Alcina Cerdeira o protocolo firmado enriquece os municípios pois permite uma perspetiva da instituição de ensino sobre estes territórios: “Permite contributos para o nosso desenvolvimento local”, afirmou.

Finalmente, para Ángel Espina Bárrio esta é uma iniciativa muito interessante, sendo que a Universidade de Salamanca estará sempre disponível para cooperar com os dois municípios.

Esta atividade teve o apoio das Juntas de Freguesias de Alcongosta, Três Povos, Penamacor e Vale da Srª da Póvoa.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: