9.8 C
Castelo Branco
Quarta-feira, Dezembro 7, 2022
No menu items!
InícioCulturaAlma Azul na Biblioteca da Universidade da Beira Interior

Alma Azul na Biblioteca da Universidade da Beira Interior

24 de fevereiro, quinta-feira, às 16 horas

A Alma Azul visita a Biblioteca da Universidade da Beira Interior, na Covilhã, no próxima quinta-feira, dia 24, às 16 horas, para uma Conversa Aberta sobre Prémios Literários e a importância das Universidades como espaços de Leitura e Escrita.

A Conversa realiza-se no Auditório da Biblioteca e é especialmente dirigida a alunos e professores da UBI, mas Aberta a todos os interessados residentes na Covilhã e insere-se em sessões itinerantes da Alma Azul para divulgar e aprofundar a relação da Leitura com a Escrita.

Utiliza para motivar à Leitura e à Escrita dois modelos em que aposta para a revelação de novos autores: “As Mãos no Fogo” coleção de narrativas que a Alma Azul edita com participantes das suas Residências de Escrita e o Prémio Literário Pedro da Fonseca, criado pelo Município de Proença-a-Nova, e com o qual a produtora de atividades culturais, com sede em Alcains, colabora desde a sua primeira edição, em 2016.

A Conversa servirá para fomentar a relação entre a editora e produtora de atividades culturais com os alunos e professores universitários que esperam uma oportunidade para editar ou mostrar o seu trabalho (literário e académico) em Encontros de Escritores, Comunidades de Leitores ou Feiras do Livro em Portugal e nos países onde a Língua oficial é o Português; trabalho que a Alma Azul desenvolve através do seu Festival de Língua Portuguesa – A Língua Toda que, em 2022, decorrerá de Março a Maio, em vários pontos do país.

Biblioteca da UBI

A editora e produtora alcainense propõe-se visitar as várias universidades do país, começando naturalmente pela da Beira Interior, a que se seguirá a de Coimbra, Porto, Braga (Minho), Évora e Faro (Algarve).

Na próxima quinta-feira, leva para oferta aos alunos e professores da UBI o livro com os textos vencedores do III Prémio Literário Pedro da Fonseca que publica duas ficções: “Agosto não se fez em lume brando”, da jovem madeirense Valentina Silva Ferreira e “Um repasto póstumo”, do aveirense Nuno Sobral e um original de poesia “Na ilusão do silêncio”, de Xavier Zarco, natural de Coimbra.

O livro conta com ilustrações de Catarina Alves e é uma edição Alma Azul – Município de Proença-a-Nova.

Serão ainda apresentadas as normas de participação ao IV Prémio Literário Pedro da Fonseca, cujas candidaturas decorrem até dia 28 de fevereiro de 2022 e várias informações sobre a participação de alunos e professores em futuras Residências de Escrita Alma Azul.

Uma jornada em redor da Leitura e da Escrita no auditório da Biblioteca da Universidade da Beira Interior, na Covilhã, a que a Biblioteca da Universidade colabora com o apoio logístico ao Encontro.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: