Amanhã, terça-feira, dia 22, pelas 12h00
O programa da 24.ª Semana Cultural da Universidade de Coimbra (UC) vai ser apresentado amanhã (terça-feira, 22), pelas 12h00, no Student Hub, localizado no rés-do-chão do edifício da Faculdade de Medicina, no Pólo I da UC.
A Semana Cultural – com o patrocínio do Santander Universidades – vai decorrer de 1 de março a 15 de março de 2022, promovendo mais de quatro dezenas de iniciativas sob o tema do “Tempo”.
Na sessão de apresentação pública estará presente o Vice-Reitor da UC para a Cultura e Ciência Aberta, Delfim Leão, que revelará o programa composto por concertos, teatro, exposições, instalações artísticas, espetáculo multimédia, performances e atividades para crianças, além de uma dezena de eventos convergentes.
Sobre o tema da XXIV Semana Cultural da UC: “Tempo”
A relação com o Tempo é um dos grandes signos portadores de sentido, por iluminar a compreensão da existência pessoal e a sua inserção no devir cósmico, por tornar mais premente a consciência incontornável da humana efemeridade, mas também por instilar no espírito a inquietação necessária à busca da eternidade.
Ao eleger o Tempo como tema da XXIV Semana Cultural, procura-se convocar a sua ação e a sua força pendulares: o Tempo e as fases da vida; a memória coletiva e o Tempo pretérito comum; o Tempo presente e os desafios que coloca ao ímpeto criador, para que o Tempo futuro seja marcado pela confiança num Tempo melhor.
Não apenas o ‘Tempo cronológico’ (chronos), que deixa um traço indelével de ‘Tempo escultor’ (monumentum), mas também o ‘Tempo oportuno’ (kairos) que marca o discernimento para agir no momento certo, pela causa mais justa.
O ano de 2022 será assinalado por marcos temporais de profundo significado para a história da UC e para a sua projeção lusófona: entre outros, os 250 anos da Reforma Pombalina, os 200 anos da proclamação da Independência do Brasil, os 20 anos da independência de Timor.
Será também, segundo se espera, o Tempo da pós-pandemia e o Tempo da expectativa na renovação criadora.
O ano de 2022 será, por isso, o nosso Tempo e o momento de construirmos um futuro Tempo melhor: com arte, com intelecto, com paixão, com a serena esperança da eternidade.