22.2 C
Castelo Branco
Terça-feira, Maio 24, 2022
No menu items!
InícioInternacionalUniversidade de Coimbra estreita relações com Moçambique ao celebrar parceria com o...

Universidade de Coimbra estreita relações com Moçambique ao celebrar parceria com o Município de Quelimane

A Universidade de Coimbra (UC) celebrou hoje (segunda-feira, 21) um acordo de cooperação académica, científica e cultural com o Município de Quelimane (Moçambique).
O protocolo foi assinado na cerimónia de apresentação do livro “Quelimane, Uma História Cheia de Estórias”, coorganizada pela UC e pela Câmara de Comércio Portugal Moçambique e com a intervenção da eurodeputada Maria Manuel Leitão Marques.

A parceria entre a Universidade de Coimbra e o Município de Quelimane – assinada pelo Vice-Reitor da UC para as Relações Externas e Alumni, João Nuno Calvão da Silva, e pelo Presidente do Município de Quelimane, Manuel de Araújo, na Sala do Senado – visa, em particular, a cooperação em académica, científica e cultural nas áreas de ordenamento do território, património cultural, ambiente e saúde.

“A assinatura deste protocolo com o Município de Quelimane é mais um passo  no reforço da posição da Universidade de Coimbra como universidade central em todo o espaço falante de língua portuguesa. Este acordo de cooperação terá uma efetividade muito grande para estreitar a aproximação entre os povos lusófonos, nomeadamente nas áreas do Ambiente e da Biodiversidade e do Património Cultural (duas cátedras UNESCO da Universidade de Coimbra)”, declara João Nuno Calvão da Silva.

“Nós identificámos algumas das áreas em que a Universidade de Coimbra é especialista e queremos beneficiar da sua experiência e conhecimento, para melhorar a gestão autárquica de Quelimane e modernizar a nossa administração pública”, refere, por sua vez, Manuel de Araújo.

A cerimónia contou também com as intervenções do Presidente da CCPM, Rui Moreira de Carvalho, e do Cônsul-Geral de Moçambique no Porto e Zona Norte de Portugal, Agostinho Milton. À assinatura do protocolo, seguiu-se a apresentação de “Quelimane, Uma História Cheia de Estórias”.

A obra, com organização de Abdul Carimo, António Barros e António Leitão Marques, e contribuições de vários antigos alunos da UC, foi apresentada por Maria Manuel Leitão Marques (também autora do prefácio).
*Foto: © UC – Paulo Amaral 

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: